MPES e Prefeitura de Cariacica assinam protocolo de combate à dengue
Com o objetivo de combater a dengue em Cariacica, o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), em conjunto com a Prefeitura do município, consolidou nesta sexta-feira (26), uma série de ações que serão realizadas a partir da próxima semana. O bairro Alto Lage será o primeiro a receber equipes que verificarão pontos estratégicos e com potencial de proliferação da dengue.
O Protocolo de Conduta para o combate e prevenção de criadouros do Aedes Aegypti, em estabelecimentos classificados como pontos estratégicos, tem como principais objetivos promover ações conjuntas para a prevenção, redução, controle e eliminação de possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue, além da utilização de recursos jurídicos para apoiar as iniciativas.
“Alto Lage será o primeiro bairro a receber as equipes, iniciando as ações na segunda-feira (01/03) e concluindo na sexta-feira (05/03). Depois será encaminhada uma lista com os imóveis que apresentam risco de se tornarem possíveis criadouros de dengue e, a partir da semana seguinte, serão encaminhadas notificações recomendatórias para estes locais”, explica a promotora de Justiça de Cariacica Sandra Lengruber.
“É um trabalho sistematizado que tem critérios muito objetivos para mobilização da sociedade. Esse protocolo é muito importante”, elogiou o prefeito de Cariacica, Helder Salomão. A definição de ações conjuntas também foi elogiada pelo secretário municipal de Saúde, Carlos Roberto Rafael. “O trabalho científico pode vir a nos surpreender e é mais uma medida preventiva que estamos adotando”. Também integra a ação conjunta a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação.
As equipes visitarão as residências e produzirão um relatório, que, dependendo da situação do local, será encaminhado ao MPES que, por sua vez, notificará o responsável. Em caso de desobediência das notificações recomendatórias, a Promotoria de Justiça de Cariacica poderá entrar com medidas judiciais.
O gerente de Vigilância Sanitária Municipal, Adriano Roncon, aponta a integração entre o MPES e a administração municipal como positiva. “Esse é um trabalho pioneiro na Grande Vitória e tende a ser utilizado como referência e modelo. Temos outros trabalhos bons e produtivos com a Promotoria de Justiça. O MPES participando é garantia de uma instituição consolidada junto da sociedade”, observou.
Também estavam presentes à assinatura os promotores de Justiça João Albert Calvão e Ionara de Freitas Tatagiba; o procurador-geral do município, Alexandre Zamprogno; a gerente de Vigilância Epidemiológica Municipal, Denise Carramanhos; o coordenador do Centro de Zoonozes e Vigilância, Paulo Fernando Cornachinia; o coordenador da Divisão de Posturas, Antônio César Martins; e a coordenadora do Programa em Educação, Saúde e Mobilização Social, Maria Julieta Motta Rios.