Posse dos novos procuradores de Justiça
Tomam posse, nesta semana, três novos procuradores de Justiça. Na terça-feira (1º), serão empossados às 17 horas, na sala do Conselho Superior, na sede do MP-PR do Centro Cívico, em Curitiba, Luiz Eduardo Canto de Azevedo Bueno e Francisco Gmyterco. Na quarta-feira (02), às 18 horas, em solenidade que será realizada no Auditório Ary Florêncio Guimarães, no mesmo edifício sede, tomará posse no cargo Emília Ribeiro Arruda de Oliveira.
Francisco Gmyterco é natural de Castro, na região dos Campos Gerais. Graduou-se em Direito no ano de 1980, pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ingressou no Ministério Público do Paraná em 1985, como promotor substituto da Seção Judiciária de Wenceslau Braz. Passou depois pelas comarcas de Sertanópolis, Pitanga, Castro e Ponta Grossa, onde atuou até recentemente e ao longo de 17 anos. Durante a carreira atuou inicialmente nas promotorias criminais e cíveis e, nos últimos anos, vinha exercendo suas atividades na área cível e de registros públicos, na 4ª Promotoria de Justiça de Ponta Grossa. Luiz Eduardo Canto de Azevedo Bueno é o atual coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção às Comunidades Indígenas. Ingressou no Ministério Público em 1981, sendo nomeado promotor substituto em Guaíra, no Oeste do Paraná. Atuou depois nas comarcas de Formosa do Oeste, Ipiranga, Rio Branco do Sul, São José dos Pinhais e finalmente Curitiba, onde vinha exercendo também a função de promotor de Justiça substituto em Segundo Grau.
Emília Ribeiro Arruda de Oliveira, que toma posse na quarta-feira, é natural de Jaguapitã, no Norte do Estado, e graduou-se em Direito pela Universidade Estadual de Maringá, em 1983. Ingressou no MP-PR em 1985, como promotora substituta em Paranavaí. Passou depois pelas comarcas de Corbélia, Paranacity, Capanema, Nova Esperança, Foz do Iguaçu e Maringá, cidade onde vinha atuando há 18 anos, principalmente na área criminal. Até recentemente era titular da 9ª Promotoria de Justiça de Maringá.