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Repercussão do PLID chega a Portugal e programa vira “case” de sucesso em gestão pública

 

O Programa de Identificação e Localização de Desaparecidos (PLID), desenvolvido pelo Núcleo de Apuração Criminal (NAC) do MPRJ, repercutiu em Portugal. Na semana passada, quando os jornais brasileiros divulgaram cartaz do Disque-Denúncia oferecendo recompensa por informações que ajudem a localizar o comerciante português Delfim Venâncio Pinto, de 54 anos, veículos impressos portugueses repercutiram o caso e também reproduziram o cartaz, que traz a marca do programa. O PLID promove a troca de informações entre o MPRJ e outras instituições, tais como as Polícias Civil e Militar, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, entre outras, como forma de ajudar a localizar pessoas desaparecidas. Em novembro, a iniciativa será apresentada num Congresso Internacional como case de gestão pública de sucesso.

Antes de chegar à Europa, o PLID se tornou referência na localização de desaparecidos no Brasil. Em 2009, foi firmada parceria com o Disque-Denúncia que prevê o intercâmbio de informações. Em janeiro de 2011, foi intensamente utilizado na localização das vítimas da tragédia da Região Serrana. Em agosto passado, convênio com o Conselho Nacional dos Produradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG) prevê que todos os MPs do País desenvolvam seus próprios programas.

“Isso mostra a credibilidade que o Programa alcançou. Nos últimos meses, várias coisas aconteceram para ratificar o trabalho sério que está sendo desenvolvido”, disse o Coordenador do PLID, Procurador de Justiça do MPRJ, Rogério Carlos Scantamburlo.

PLID: case de sucesso em Congresso Internacional

No final de novembro, o PLID será apresentado no Congresso Internacional da Association of Business Process Management Professionals Brazil (ABPMB – http://www.bpmcongress.com/cases.html), que será realizado em Brasília. O programa será apresentado como um case de gestão pública de sucesso: o PLID é referência no uso do método Business Process Management (BPM), que consiste no conjunto de práticas de gestão empresarial ou pública que se destaca pela inovação e pelos resultados. No caso do PLID, foi desenvolvido um mapeamento de rotinas operacionais capaz de torná-las automáticas, com o objetivo de padronizar procedimentos e acompanhar seus desdobramentos através de um painel de gestão, contando inclusive com indicadores de performance.

Recentemente foi iniciada uma parceria entre o MPRJ e uma empresa multinacional de origem francesa que cedeu gratuitamente uma licença de uso de sua ferramenta de automação BPMS (Business Process Management System) que está sendo empregada no PLID para automatizar e gerenciar rotinas de comunicação com outros órgãos.

Para o Subcoordenador do PLID, Promotor de Justiça Pedro Borges Mourão, o Programa é um clássico caso de sucesso de gestão na área pública. “Prova disso é que outros Estados já nos procuraram para saber mais informações, entre eles Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Amazonas, Ceará, Minas Gerais e Mato Grosso”, observou o Promotor.

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