Ação do GAECO/Criciúma apura indícios de fraude em votação na Câmara de Içara
Na noite desta segunda-feira (16/05), a equipe do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas de Criciúma (GAECO/Criciúma) – força-tarefa do Ministério Público de Santa Catarina, com apoio das Polícias Militar e Civil – deu cumprimento a mandado judicial de busca e apreensão junto à Câmara de Vereadores de Içara.
O objetivo da ação foi recolher as cédulas de votação referentes a processo legislativo que analisava a manutenção ou derrubada de veto do Prefeito Municipal ao projeto de lei que trata, dentre outros assuntos, da extinção da denominada \”Área de Proteção Ambiental de Santa Cruz\”.As cédulas, assim que concluída a votação e anunciado o seu resultado, foram recolhidas em envelope lacrado e devidamente assinado pelo presidente da Casa Legislativa e agentes do GAECO. A abertura do envelope foi realizada na tarde desta terça-feira (17/5), na presença do Juiz de Direito e do Promotor de Justiça da Comarca de Içara,sendo as cédulas encaminhadas para a perícia criminalística.
Aação foi um desdobramento de investigação para apurar denúncias recebidas e representação encaminhada pelo \”Movimento Içarense pela Vida\” apontando possível prática, dentre outros, dos crimes de corrupção e prevaricação por parte de vereadores deIçara para aprovação de lei visando beneficiar empresa com atividade potencialmente poluidora, com a conseqüente extinção de Área de Proteção Ambiental. No curso da investigação, surgiram informações de que as cédulas da votação secreta seriam indevidamente \”marcadas\” com o objetivo de identificar a posição de cada vereador, o que motivou o pedido de busca e apreensão do material, deferido pelo Judiciário. As investigações prosseguirão até a conclusão do inquérito policial instaurado.
Redação:Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC
(48) 3229.9010, 3229.9302, 3229.9011
http://www.mp.sc.gov.br/ | comso@mp.sc.gov.br
http://www.youtube.com/ministeriopublicosc | www.twitter.com/mpscnoticias