MP-GO firma convênio com Universidade Federal para atuação em programa contra drogas
O Ministério Público de Goiás e a Universidade Federal de Goiás irão, juntos, estruturar, integrar, articular e ampliar ações voltadas à prevenção do uso, diagnóstico, tratamento e reinserção social de pessoas com necessidades decorrentes do uso de drogas no Estado.
O acordo de cooperação técnica que prevê a parceria será assinado às 9 horas de quarta-feira (21/11), no salão nobre da Faculdade de Direito da UFG, na Praça Universitária, durante o seminário sobre drogas na UFG – Políticas e Ações. A solenidade contará com a presença do procurador-geral de Justiça, Benedito Torres Neto, e do coordenador do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos e do Cidadão, Maurício Gebrim, que coordena o Programa InterAção.
O InterAção é focado nas políticas públicas para a prevenção ao uso, tratamento, reabilitação e reinserção social do usuário e repressão ao tráfico de drogas, sendo que, nesta proposta, o MP comparece como mobilizador de uma rede integrada de serviços, tendo como finalidade a promoção da verdadeira cidadania.
A assinatura de convênios como este é prevista na agenda integrada do programa, assim como pactuações já realizadas com outros integrantes da rede, tem como objetivo desenvolver uma estrutura adequada para prevenir o uso de drogas, cuidar do usuário e coibir o tráfico. No caso específico da UFG, tal parceria será voltada para o desenvolvimento de cursos de capacitação.
De acordo com o termo de cooperação, as duas entidades deverão desenvolver ações paras a capacitação de profissionais encarregados do atendimento aos dependentes e de profissionais encarregados pela atenção primária e ações de intervenções breves. Também deverão estimular o desenvolvimento de pesquisas sobre o tema.
À UFG caberá a criação de ambiente virtual de discussão sobre a temática, a implantação de núcleo de estudos e pesquisas voltada para a questão, elaborar material didático para as ações de capacitação e responsabilizar-se pelo desenvolvimento dos cursos. Já o MP deverá apoiar tecnicamente e financeiramente, de acordo com sua capacidade, as ações propostas e integrar a UFG à rede que está sendo formada pelo Programa InterAção.
O programa será apresentado ao público participante do seminário sobre drogas durante o bloco da programação destinado à assinatura do acordo de cooperação.(Postado por Marília Assunção – Texto: Cristiani Honório / Assessoria de Comunicação Social do MP-GO – Imagem: arte do Programa InterAção)