Membros do MPRJ recebem Medalha Tiradentes na ALERJ
Dez Membros do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) receberam nesta sexta-feira (07/12), no Palácio Tiradentes, a Medalha Tiradentes, condecoração máxima da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ). A iniciativa, dos deputados estaduais André Ceciliano, André Corrêa, Coronel Jairo, Dionísio Lins, Iranildo Campos e Luiz Martins, foi uma homenagem a Procuradores e Promotores de Justiça que se destacaram durante o ano e em comemoração ao Dia do Ministério Público, celebrado em 14 de dezembro. O Procurador-Geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Lopes, participou da solenidade e afirmou que a Instituição sempre foi bem acolhida pelo Parlamento do Estado. “É uma homenagem a todo Ministério Público. Agradeço à Casa por reconhecer a importância do nosso trabalho e também por nos dar condições de desenvolvê-lo”, disse o PGJ.
O deputado Iranildo Campos presidiu a cerimônia e ressaltou que esta foi a primeira vez que a ALERJ prestou homenagem ao MP e seus Membros. “O Ministério Público é indispensável à democracia do Estado e dos Municípios. A defesa dos direitos dos cidadãos e a transparência das ações são essenciais para o desenvolvimento do País. Algumas pessoas estão querendo tirar o poder desta Instituição, mas são os medíocres, os que não estão dentro da legalidade. Quem seria a voz do povo sem o Ministério Público, sem o trabalho dos senhores?”, indagou o deputado. Além de Cláudio Lopes, compuseram a Mesa os Procuradores de Justiça Carlos Antonio Navega; Hugo Jerke (Presidente do Centro dos Procuradores de Justiça do Rio de Janeiro); Arthur Pontes (Diretor Presidente da Caixa de Assistência do Ministério Público) e a Promotora de Justiça Claudia Mattos Portocarrero.
O plenário Barbosa Lima Sobrinho ficou lotado de Membros, familiares e servidores do MP. A condecoração foi precedida de um minuto de silêncio em respeito à morte do arquiteto Oscar Niemeyer, ocorrida nesta quarta-feira (5/12). Os homenageados foram os Procuradores de Justiça Anna Maria de Masi; Christina Medeiros e Marcos André Chut e os Promotores de Justiça Alberto Flores Camargo; Átila Pereira de Souza; Cláudia Mattos Portocarrero; Décio Luiz Alonso Gomes; Guilherme Mattos Schuller; Roberto Goes Vieira e Rodrigo Cézar Medina. Eles receberam a medalha das mãos do Procurador-Geral de Justiça.
O Procurador de Justiça Marcos André Chut discursou em nome de todos os homenageados. Emocionado, Chut agradeceu a iniciativa da ALERJ. “É uma honra receber a mais alta comenda do Estado. Sou testemunha do apreço que os nobres deputados têm com a Instituição. Pertencer ao Ministério Público se traduz em fome humana, como se fosse um destino. Que prevaleça sempre a justiça social. Meu pai, um engenheiro nordestino, me tachava de sonhador, poeta e filósofo por causa dos livros. Os livros me ensinaram a pensar. É um caminho para que todos não abandonem seus ideais. Trabalhamos como agentes de transformação social”, disse Chut.
Decano do MP, o Procurador de Justiça Carlos Antonio Navega também discursou durante a cerimônia. “Parabéns a esta Casa que jamais faltou ao Ministério Público, viabilizando para a Instituição chegar aonde chegou. Todos vocês são merecedores. Representam o que há de melhor na nossa Instituição. Temos que garantir o direito dos mais pobres, dos mais oprimidos, fortalecendo para que a felicidade do povo seja real”, afirmou.
“Os Parlamentares desta Casa sempre tiveram sensibilidade de entender o papel do MP. Sinto-me particularmente homenageado. Estou falando como amigo e chefe da Instituição, porque sei que é uma carreira de luta. São grandes e valiosos Colegas”, disse Cláudio Lopes.
Entre os presentes à solenidade estiveram o Subprocurador-Geral de Justiça de Planejamento Institucional do Ministério Público, Carlos Roberto de Castro Jatahy; o Chefe de Gabinete do Procurador-Geral, Procurador de Justiça Astério Pereira dos Santos; o Subprocurador-Geral de Justiça de Direitos Humanos e Terceiro Setor, Leonardo Chaves; a Coordenadora de Planejamento Institucional, Procuradora de Justiça Denise Soares Lopes; a Coordenadora do CRAAI Rio de Janeiro, Procuradora de Justiça Fátima Pacca Winkler, além dos desembargadores Ângelo Glioche e José Muiños Piñeiro Filho e Promotores de Justiça.