Eleitos os novos membros do Conselho Superior de MP de Sergipe
Os Procuradores de Justiça Dra. Maria Conceição de Figueiredo Rolemberg, Dra. Maria Creuza Brito de Figueiredo e Dr. José Carlos de Oliveira Filho foram eleitos para compor o novo quadro do Conselho Superior do Ministério Público (CSMP), no próximo biênio. Integram o CSMP o Procurador-Geral de Justiça e o Corregedor Geral do MP (membros natos), além de outros três Procuradores de Justiça escolhidos democraticamente por integrantes ativos da Carreira Ministerial.
“Foi mais uma prova de maturidade da Instituição. Cinco candidatos do mais alto nível receberam os votos classe, que fez valer sua vontade soberana. Agora o trabalho nos espera”, declarou o Procurador-Geral de Justiça, Dr. Orlando Rochadel Moreira.
A primeira colocada, Dra. Conceição Figueiredo, obteve 73 votos. Em seguida, vieram Dra. Creuza Figueiredo, com 68 votos, e Dr. José Carlos, com 65 votos. Na suplência, ficaram os Procuradores de Justiça Dra. Christina Brandi (55 votos) e Dr. Luiz Valter (51 votos).
De acordo com a Lei Complementar nº 02/1990, o Conselho Superior é um órgão deliberativo incumbido de fiscalizar e superintender a atuação do Ministério Público, bem como de velar pelos seus princípios institucionais.
“Houve uma participação democrática de todos os colegas e vencem aqueles que congregam uma maior quantidade de votos, uma vez que todos são altamente capacitados”, disse Dra. Conceição Figueiredo. Ela confessou estar muito feliz e acrescentou sentir-se com a responsabilidade redobrada.
Dra. Creuza Figueiredo falou da alegria em participar do processo democrático. “Estou bastante feliz com o resultado e com a participação efetiva de toda a classe”, enfatizou.
“É uma honra ter sido escolhido pelos colegas. Voltarei ao Conselho, do qual já participei por algum tempo, e quero continuar prestando os melhores serviços ao meu querido Ministério Público”, destacou Dr. José Carlos de Oliveira Filho.
Para Dra. Christina Brandi, “foi satisfatória a primeira suplência”. Ela disse que, na condição de Coordenadora Geral do MP, já poderá oferecer muito de sua contribuição. “Quero felicitar os meus colegas eleitos e desejar-lhes um trabalho profícuo”, completou.
Hebert Ferreira
Coordenadoria de Comunicação – MP/SE