Skip links

Combate ao crime organizado: MPRJ e Secretaria de Administração Penitenciária assinam convênio

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) e a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) firmaram, na terça-feira (18/12), um Convênio de Cooperação Técnica, Logística e Capacitação Profissional. O objetivo do convênio é intensificar o compartilhamento de informações armazenadas no banco de dados da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI) do MPRJ e da Superintendência de Inteligência do Sistema Penitenciário (SISPEN) da SEAP, para o enfrentamento ao crime organizado. 

O documento foi assinado pelo Procurador-Geral de Justiça, Cláudio Lopes; pelo Secretário de Estado de Administração Penitenciária, Coronel da Polícia Militar Cesar Rubens Monteiro de Carvalho; pelo Coordenador de Segurança e Inteligência (CSI) do MPRJ, Promotor de Justiça Paulo Wunder; e pela Coordenadora do 8º Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Execução Penal (8º CAOP), Promotora de Justiça Andrezza Duarte Cançado.

Para Cláudio Lopes a atuação da CSI e da SISPEN resulta em atos concretos na Política de Segurança Pública. “Todos nós somos parte de uma máquina. Se nos despirmos da vaidade e arregaçarmos as mangas, teremos condições de avançar em busca de resultados mais rápidos no combate ao crime organizado”, declarou o Procurador-Geral de Justiça.

“O convênio firmado entre a Secretaria e o Ministério Público consolida a troca de informações e recursos de tecnologia, o que contribui para a solução das questões mais urgentes como o apoio na transferência de presos, para dar resposta aos interesses da sociedade”, declarou o Secretário de Estado de Administração Penitenciária, Cel. PM Cesar Rubens Monteiro de Carvalho.

O Coordenador da CSI destacou a importância do convênio na redução dos níveis de criminalidade. “A troca de informações entre o Ministério Público e a Secretaria de Administração Penitenciária auxiliam no mapeamento da criminalidade organizada carioca e das suas respectivas lideranças nos presídios”, disse Wunder.

Andrezza Duarte Cançado ressaltou a parceria das Instituições. “Este é mais um convênio do Ministério Público com a Secretaria, o que evidencia o bom relacionamento entre as Instituições e, especificamente, a vontade dos setores no sentido da melhora do trabalho e do próprio sistema carcerário do Rio de Janeiro”, declarou a Coordenadora do 8º CAOP. 

Durante a assinatura do convênio, Lopes enalteceu a atuação dos Promotores frente à CSI e ao 8º CAOP: “O Ministério Público tem uma equipe de alto nível no combate à criminalidade. Os Promotores Paulo Wunder e Andrezza Duarte realizam um trabalho de excelência em suas Coordenadorias”, disse.

Nosso site utiliza cookies para aprimorar a sua navegação