MP-GO inaugura nova e ampla sede em Goianésia
A Avenida Mato Grosso do Sul, no Setor Universitário, foi palco, no final da tarde de ontem (07/2) da solenidade de inauguração da nova sede do Ministério Público no município de Goianésia. Dezenas de convidados prestigiaram a cerimônia organizada pela coordenadora das promotorias de Justiça da Comarca, promotora Márcia Cristina Peres, com a presença do procurador-geral de Justiça, Benedito Torres Neto.
Entre agradecimentos pela doação da sede – que foi possível pela iniciativa de gestores municipais anteriores, como Otávio Lage de Siqueira Filho e Gilberto Batista Naves, que compareceram -, o procurador-geral saudou a anfitriã do MP e falou da satisfação de tornar efetivas as metas com as quais se comprometeu, citando entre elas, as sedes entregues, como em Goianésia. Benedito Torres Neto também aproveitou a presença do deputado estadual Hélio de Souza e de várias outras autoridades para destacar que os recursos tradicionalmente reivindicados pelo Ministério Público, e aprovados pelo Legislativo Estadual, visam concretizar obras que beneficiarão a sociedade, como a sede inaugurada ontem.
Antes do pronunciamento dele, a coordenadora das promotorias de Justiça de Goianésia dirigiu agradecimentos a todas as autoridades da administração do MP, do Executivo e do Legislativo que contribuíram de algum modo para que a instituição fortalecesse o atendimento prestado em Goianésia, através de uma sede “ampla, arejada, bem planejada, que dará melhores condições de trabalho aos servidores, mas, em especial, condições acessíveis para a população”.
Márcia Cristina frisou a importância do trabalho prestado pelo MP e lembrou a soma de esforços para que os promotores e servidores pudessem contar com um local apropriado ao ofício de ser “instrumento das transformações sociais”, prestado na Comarca. Ela dedicou agradecimentos emocionados aos pais, irmãos, esposo e filha que acompanham sua atuação em Goianésia.
Espaço
O novo prédio do MP no município tem área construída de 645,84 metros quadrados (m²), edificada em terreno com área total de 2.587,58 m², doado pela prefeitura de Goianésia ao Ministério Público em 2009. O edifício conta com gabinetes para 6 promotorias, com salas para secretaria e assessoria; sala de reuniões com 45 lugares; sala para oficiais de promotoria; duas salas para uso geral; recepção; protocolo; copa, depósito e rampa para pessoas com deficiência.
Da sede do MP em Goiânia, também prestigiaram a solenidade em Goianésia os subprocuradores-gerais de Justiça Abraão Amisy Neto, de Assuntos Jurídicos, Rodney da Silva, de Assuntos Administrativos, e também o ex-procurador-geral de Justiça, promotor Eduardo Abdon Moura, a quem a promotora agradeceu, tal como ao atual PGJ, pelo esforço de ambos para a concretização da nova sede.
Pronunciamentos
O atual prefeito de Goianésia, Jales Fontoura, destacou no pronunciamento feito o “momento crucial vivido pelo Brasil e o papel do MP nele”, citando a atuação dos promotores locais em demandas importantes para a cidade, “tais como as ações sobre parcelamento de solo”, exemplificou.
O diretor do Foro de Goianésia, juiz André Reis Lacerda, que representou o Tribunal de Justiça e a Associação dos Magistrados de Goiás, exaltou a satisfação de trabalhar com promotores “competentes e compromissados com a necessidade social por uma Justiça célere”, ressaltando que a nova sede incrementará essa atuação.
O promotor aposentado Uigvan Pereira Duarte, que iniciou na comarca e hoje é chefe de gabinete da Prefeitura de Goianésia, externou a honra e a emoção de participar da cerimônia, historiando como era estruturado o MP na cidade há algumas décadas e como evoluiu.
Promotores atuais na comarca, Luciano Miranda Meireles e Antônio de Pádua Freitas Júnior declararam respectivamente, que a cidade ganhou um “centro de atendimento ao público de alto nível”, e que a nova sede imprime melhor ao conceito do MP a imagem de “espaço para concretizar o ideal de Justiça”.
O presidente da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil, Oneidson Filho de Jesus, discursou percorrendo a história da Justiça no Brasil para destacar nela a importância do Ministério Público.
Celebrações e música
A solenidade de inauguração foi marcada por bênçãos de dois padres – Cléber Dias de Matos e José Maria Gil – e do pastor José Roberto Luciano. Todos focaram na importância do trabalho prestado pelo MP perante as necessidades sociais dos cidadãos de Goianésia.
A inauguração contou com duas apresentações musicais, a primeira pelo coral de crianças da Escola Municipal Elisiário José da Silva, que apresentou o Hino Nacional, e outra do cantor local Márcio Cardoso que entoou uma música em homenagem a Goianésia.
Convidados
Prefeito de Santa Rita do Novo Destino, Fábio Cardoso dos Santos; prefeito de Vila Propício, Valdilei José de Lemos; Vice-prefeito de Goianésia Robson da Silva Tavares; presidente da Câmara Municipal de Goianésia, vereador João Chimango Dias Neto, acompanhado de vários parlamentares da Casa; os juízes Decildo Ferreira Lopes, Lorena Cristina Aragão Rosa, Jonas Nunes Rezende, Pedro Paulo de Oliveira; defensor público Luiz Fernando de Oliveira; diretor da Vara da Justiça do Trabalho, juiz Edimilson Callos Galdino e o juiz do Trabalho Quécio César Rabelo; comandante do 23º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Clarimundo José dos Santos e o comandante do 13ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Eduardo de Souza e Silva; delegado da Polícia Civil Marco Antônio Maia Júnior; presidente da Câmara de Diretores Lojistas, Paulo Luiz da Silva; veneráveis mestres de lojas maçônicas Edmar Moreira Guimarães e Eduardo Pimenta Borges; coordenador do Cartório Eleitoral Eliéd da Silva Paiva; diretor da Faculdade Evangélica de Goianésia José Mateus dos Santos; além de presidentes de sindicatos, conselheiros tutelares, secretários municipais, advogados, servidores do MP e do Foro de Goianésia. (Texto: Marília Assunção – Fotos: João Sérgio / Assessoria de Comunicação Social MP-GO)
Descerramento da placa da nova casa do cidadão
Pronunciamentos de promotores e convidados durante a solenidade
Coral de crianças e cantor Márcio Cardoso se apresentam ao público