MPRN: Mais do que comemorar, elas querem melhor articular a rede de proteção
Mais do que comemorar, articular toda a rede de proteção em defesa da mulher, é o objetivo maior do Ministério Público Estadual que coordena juntamente com vários parceiros a mobilização do Dia Internacional da Mulher, nesta sexta-feira, dia 08 de março. Neste ano de 2013, o evento que ocorre no calçadão da Rua João Pessoa, no centro da cidade, terá distribuição de material de divulgação, além de serviços de saúde da mulher, e movimenta mais de dez órgãos, entidades, instituições governamentais e não governamentais.
Participam, entre outros, da mobilização, as secretarias municipal e estadual de Saúde; o Conselho Municipal da Mulher; a Coordenadoria dos Direitos da Mulher e Minorias; a Coordenadoria de Políticas para as Mulheres da OAB/RN; a Comissão da Mulher Advogada; Secretaria de Assistência Social; Delegacia da Mulher; Defensoria Pública e representantes das novas vereadoras eleitas do município de Natal.
Para a Coordenadora do Núcleo de Apoio à Mulher Vítima da Violência Doméstica e Familiar (NAMVID), do Ministério Público Estadual, Promotora de Justiça, Érica Verícia Canuto de Oliveira Veras, o fundamental em reunir toda a rede é a oportunidade de refletir sobre o que se tem feito e pode se fazer na defesa da mulher. “O mais importante é estimular a rede. As pessoas pouco se comunicam, precisamos fazer um trabalho constante e mais unido, não temos exatamente o conhecimento do que todos estão realizando”, ressaltou.
A Coordenadora do NAMVID deu um exemplo de problema que a rede de proteção vai estimular o debate para encontrar uma situação definitiva que é a existência de uma única delegacia da mulher, mas que atende toda e qualquer ocorrência quando a vítima é mulher, não somente relacionado a violência doméstica. “Até acidente de trânsito envolvendo mulher vai para a delegacia especializada”, alertou.