Projeto Favela Shopping é apresentado no MPRJ
O Subprocurador-Geral de Direitos Humanos e Terceiro Setor, Ertulei Laureano Matos, recebeu na segunda-feira (25/03) o presidente da Favela Holding, Celso Athayde, que apresentou ao MPRJ o projeto Favela Shopping. O centro comercial – que deve ser construído no Complexo do Alemão – pretende incentivar empreendimentos em favelas, formar empresários e gerar emprego e renda nas comunidades. O Subprocurador disponibilizou o auditório do edifício-sede do MP, onde será realizado um seminário para exposição do projeto.
“A iniciativa apresentada se reflete em diversas áreas de interesse do MP, como Cidadania e Meio Ambiente, entre outras. Além de fiscalizar a legalidade do empreendimento, o MP pode apoiar o debate sobre a ação”, afirmou Ertulei.
Segundo Celso Athayde, que é autor de diversos livros, entre eles “Falcão, meninos do tráfico”, com MV Bill, a questão social aliada à visão empresarial busca a associação de empresas ao projeto, que garantiria benefícios para cerca de 10 mil pessoas. O custo previsto para a construção do empreendimento é de R$ 22 milhões. A Favela Holding aguarda uma posição do Estado sobre a desapropriação de alguma das fábricas abandonadas próximas ao Complexo do Alemão.
O Procurador de Justiça Márcio Mothé e o Promotor Marcus Leal também estiveram presentes. Athayde estava acompanhado do empresário Elias Tergilene, dono da rede mineira de shoppings Uai.