ACARÁ: MP prestigia inauguração de sistema de água potável na Ilha do Maracujá
Sistema beneficiará centenas de ribeirinhos que moram na região das ilhas
A Promotoria de Defesa do Cidadão e da Comunidade, por meio do promotor de Justiça Ernestino Roosevelt Silva Pantoja prestigiou ao final de janeiro deste ano, a inauguração do sistema de água potável construído ao lado da sede da Associação dos Pescadores da Ilha do Maracujá. O sistema inaugurado beneficiará cerca de trinta famílias que vivem na comunidade ribeirinha.
A visita do MP ocorreu a pedido do padre Jonas, membro do Fórum de Desenvolvimento Sustentável das Ilhas.
“A água é um elemento primordial para a sobrevivência humana e que se trata de um direito básico fundamental de toda a população” ressaltou o promotor de Justiça Ernestino Roosevelt.
Complementou ainda que “essa realidade deve se estender a todas as ilhas do Estado e que esta Promotoria acompanhará os trabalhos do Fórum de Desenvolvimento Sustentável das Ilhas para que essa ideia seja efetivada”.
De acordo com o verificado no local, trata-se de estrutura simples de madeira, com uma bomba hidráulica (ambos disponibilizados pela população), que suga água do rio e despeja em um reservatório, após o devido tratamento. Segundo relato de autoridades e convidados, o sistema de água potável custou aproximadamente cinco mil reais.
O Diretor de Tecnologia Social, Evandro Ladislau, falando em nome da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) ressaltou a importância da aplicação de tecnologia e inovação para a solução de demandas comunitárias.Segundo ele, “esse sistema servirá como projeto-piloto para outras comunidades ribeirinhas, que, em breve, serão beneficiadas com o mesmo sistema”.
A moradora da comunidade Edna Costa, que demonstrou grande entusiasmo com o novo sistema, cobrou o empenho de todos da comunidade na utilização adequada dos equipamentos, inclusive sugerindo coleta para a compra de gasolina e pagamento de serviços de manutenção. Reclamou pelo fato da água ainda não estar disponível para consumo naquele ato solene, afirmando que o correto seria que a água tratada fosse servida a todas as autoridades e convidados.
Por fim, o padre Jonas ao finalizar os trabalhos, solicitou diretamente ao deputado Estadual Chicão a destinação de emenda parlamentar ao Fórum de Desenvolvimento Sustentável das Ilhas para a execução de novos projetos, como o sistema de tratamento de água, o qual se comprometeu a atender ao pedido.
Foram convidados a integrar a mesa de apresentação do sistema e proferir algumas palavras e explicações, representantes da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Município de Acará, Ministério Público do Estado do Pará por meio da Promotoria de Defesa do Cidadão e da Comunidade e da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa).
Texto: Kamilla Santos (Graduanda em Jornalismo), com informações da PJDCC
Revisão: Edson Gillet (Assessoria de Imprensa)