Administração Presente do MPRJ retorna ao CRAAI da cidade de Barra do Piraí
Cumprindo agenda do projeto Administração Presente, o Procurador-Geral de Justiça, Cláudio Lopes, esteve nesta terça-feira (01/03) no Centro Regional de Apoio Administrativo e Institucional (CRAAI) Barra do Piraí, no Sul Fluminense. Acompanhado pelo Subprocurador-Geral de Justiça de Planejamento Institucional, Carlos Roberto de Castro Jatahy, e pelo Assistente da Subprocuradoria-Geral de Justiça de Administração, Promotor de Justiça João Bernardo Rodrigues, Lopes chegou ao CRAAI no início da noite. A comitiva foi recebida pelo Coordenador do CRAAI, Promotor de Justiça Fernando Carlassara de Oliveira. Outros nove Promotores, das Comarcas de Barra do Piraí, Mendes, Piraí, Rio das Flores e Valença, participaram do encontro.
Implementado por Lopes no seu primeiro mandato à frente do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, o Administração Presente busca sanar de forma ágil as demandas e necessidades relacionadas à estrutura de trabalho dos órgãos de execução. Em cada visita, os Promotores de Justiça podem encaminhar à Administração Superior, sem burocracia, os pedidos de melhorias que julgam necessárias para otimizar suas atuações. Após o mapeamento realizado no primeiro mandato, o PGJ faz agora um levantamento dos pleitos atendidos e das necessidades ainda pendentes de solução. A série de encontros prevista para o ano de 2011 começou a ser realizada, em 15 de fevereiro, no CRAAI Angra dos Reis.
Durante o encontro desta terça-feira, Lopes ressaltou a importância do projeto como um canal direto de comunicação institucional.
“Nossa vinda ao interior e, posteriormente, aos órgãos de execução da Capital, facilita o encaminhamento das demandas pelos Promotores. Esses encontros diminuem substancialmente a necessidade de os Membros terem que agendar compromissos conosco e se deslocarem até a Procuradoria-Geral de Justiça para tratar de questões administrativas”, disse Lopes.
Jatahy, por sua vez, expôs alguns focos de atuação do segundo mandato, no âmbito da Subprocuradoria-Geral de Justiça de Planejamento Institucional. Entre eles, destacou os ajustes nas lotações de servidores por órgão de execução, dentro do programa de padronização das Promotorias; a intensificação no treinamento de servidores e a realização de cursos de mediação de conflitos para Promotores e servidores do MPRJ.
Também estiveram presentes os Promotores de Justiça Patrícia Vianna Vieira, Gabriela Baeta Mello, Roberto Saad Alves da Costa, Cristiane de Carvalho Pereira, Sérgio Luis Lopes Pereira, Marcelo Airoso Pimentel, Vladimir Ramos da Silva, Aline Carvalho dos Santos e Adriana Araújo Porto.
A próxima etapa do projeto Administração Presente deve realizada, em 15 de março, no CRAAI Campos. Até o mês de junho haverá visitas em 14 CRAAIs do interior. No segundo semestre, o projeto retorna ao CRAAI Rio de Janeiro.
Assessoria de Comunicação
Ministério Público do Rio de Janeiro
(21) 2550-9116/9112/9113