PARÁ: MPPA abre Ciclo de Capacitação do Estagiário Cidadão que atende alunos do ensino médio
O programa que oferece 200 vagas para alunos da rede estadual de ensino médio terá Ciclo de Capacitação específica do estagiário cidadão. O lançamento por meio do Centro Operacional da Infância Juventude (CAO) Infância será no dia 30 deste mês, com a presença do procurador-geral de Justiça, Marcos Antônio Ferreira das Neves.
O evento de lançamento ocorrerá no auditório das Promotorias de Justiça de Ananindeua (BR316 Km 8), às 9h30, e reunirá estagiários de todo o Polo Ananindeua, que inclui Marituba, Benevides, Santa Bárbara, Santa Izabel e alunos do polo Castanhal.
O projeto Estágio Cidadão foi inscrito no Banco de projetos do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e também concorre a prêmio no Instituto Innovare.
PROGRAMA – A Procuradoria Geral de Justiça, por meio do procurador geral Marcos Antônio Ferreira das Neves e a coordenadora do CAO Infância, promotora Mônica Rei Freire apresentam o “Programa de Estágio para Alunos do Ensino Médio nas Promotorias de Justiça do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA)”.
“O objetivo é proporcionar um contato sistemático com a realidade profissional aos estudantes do Ensino Médio das escolas da rede estadual. O programa de estágio não obrigatório propicia ao jovem exercer o protagonismo juvenil, traduzido como a participação dele em sua vida comunitária, por intermédio da construção de sua autonomia, de seu envolvimento com problemas reais de sua comunidade”, explica Marcos das Neves.
Seguindo as recomendações das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), que diz serem as grandes necessidades: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser, o Estágio Aluno Cidadão ajuda a oferecer esses direitos aos estudantes que participem do programa, que além de contribuir para a formação do estudante, o ajuda a desenvolver habilidades sociais, a construir sua própria conduta e a desenvolver o aprendizado dentro da atividade profissional.
Para fazer parte do programa, o jovem deve estudar em uma das escolas da rede estadual de ensino do Pará, estar regularmente matriculado e cursando com aprovação.
META – A meta é oferecer 200 vagas de estágio por ano. A seleção é feita através da análise do histórico escolar do aluno, entrevista individual e análise de redação com tema relativo ao MPPA. O estágio terá carga horária de 30 horas semanais, divididas em 6 horas diárias, não podendo comprometer a frequência dos estudantes às aulas e o cumprimento dos demais compromissos escolares. A duração prevista é de doze meses, podendo ser estendida para até dois anos, salvo quando tratar-se de estagiário com deficiência. O estagiário terá direito a receber 30 dias de recesso desde que o estágio tenha duração maior ou igual a um ano.
Um professor orientador da instituição de ensino acompanhará efetivamente o estágio. Ele deve acompanhar o rendimento e aproveitamento escolar do aluno e o desempenho das atividades do estágio. Também deve avaliar as condições de funcionamento do estágio, recomendando ou não sua continuidade. As atividades de estágio serão consideradas como parte do currículo do aluno.
CAPACITAÇÃO – Haverá capacitação online em língua portuguesa que será promovida pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf).
Veja abaixo a programação de Lançamento da capacitação especifica do Estagiário Cidadão que ocorre dia 30 de setembro:
9h30- Abertura
9h40- Direitos Fundamentais e Funções Essenciais da Justiça – Promotora de Justiça Ioná Nunes
10h20- Politicas Publicas e Conselho Escolar – Promotora de Justiça Mônica Freire
11h- Intervalo
11h10- Manual de atuação perante o Conselho Escolar- Diana Braga – Técnica/Pedagoga
12h- Encerramento (PGJ)
12h30- Almoço
Texto: Vanessa Pinheiro (graduanda em jornalismo)
Revisão: Edson Gillet
Imagem: Serviço de Artes Gráficas do MPPA