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BELÉM: MPE debate em audiências públicas projetos que prevêem a expansão do BRT

O Ministério Público estadual por meio do promotor de Justiça Raimundo de Jesus Coelho Moraes, que no ato representou o procurador geral de Justiça Marcos Antônio Ferreira das Neves participou de duas audiências públicas dias 29 e 30 do corrente, ambas promovidas pela prefeitura municipal de Belém por meio da Superintendência executiva de mobilidade urbana de Belém (Semob).As audiências públicas tiveram o caráter de apresentar e debater com a população projetos para a expansão com novas etapas do BRT (sigla em inglês Bus Rapid Transit) que deverá atender a população no que concerne a mobilidade urbana. Reuniram conjuntamente mais de 700 pessoas entre moradores e lideranças comunitárias de dezenas de bairros que o BRT irá cortar e atender.

Segundo os técnicos e gestores da PMB o BRT Centenário e o BRT do corredor fluvial foram elaborados a partir da visão, de que as populações que moram em bairros periféricos e nas ilhas do lado norte e sul da cidade precisam ser atendidas em suas necessidades básicas quanto à mobilidade urbana e rural.De acordo ainda com os gestores municipais as estações, portos e outros serviços associados de forma direta e indireta no BRT, todos foram resultados de pesquisas feitas pelos órgãos municipais junto à população, garantem

“A audiência pública é um dos instrumentos, dentre outros, exigidos a partir do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado pela PMB junto ao MPE e MPF” explica o promotor de Justiça Raimundo de Jesus Coelho Moraes da promotoria de meio ambiente do Ministério Público estadual.

Durante os debates o promotor Moraes alertou para o fato que diante das proposições ali apresentadas é fundamental  que a população usuária dos serviços do BRT aqui presente faça uma análise bem criteriosa. “E necessário que se detenha em cada ponto desses projetos para saber se de fato, isso atende as necessidades das pessoas que utilizarão o BRT ” sinalizou o promotor.

Destacou ainda, que o MPE de forma efetiva discute e acompanha tudo que vem sendo exposto pelos gestores municipais, no que diz respeito à implantação e a funcionalidade do BRT, tanto em Belém como em sua região metropolitana.

PROJETOS – A expansão do BRT prevê corredores com canaleta exclusiva para circulação central nos corredores e faixas exclusivas na área central, com ultrapassagem nas estações de integração; Terminais para transferência entre linhas troncais e alimentadoras; Estações de integração com embarque e desembarque em nível e pagamento antecipado da tarifa além de ônibus articulados nas linhas troncais, com prioridade para os ônibus.

O BRT Centenário deverá interligar o Distrito de Icoaraci via Avenida Augusto Montenegro em conexão com a Avenida Júlio César com retorno na área do aeroporto de Val de Cans. Em seguida interligará com a Avenida Centenário e a Avenida Pedro Álvares até o centro da cidade, via Doca de Souza Franco no bairro do Reduto.

FLUVIAL – Uma inovação apresentada foi BRT do Corredor Fluvial que prevê a construção dez portos na orla fluvial de Belém na zona norte e sul da cidade como o Ver-o-Peso, o Porto da Palha, Praça Princesa Isabel e UFPa além das ilhas de Mosqueiro, Cotijuba, Outeiro e Icoaraci, Combú e Ilha Grande efetivando de fato a interligação rodofluvial da Belém continental. “Este será o primeiro BRT rodofluvial do mundo garante o prefeito Zenaldo Coutinho. 

Os dois novos projetos agora compõem a malha viária de troncais do macro projeto do BRT. Os moradores da ilhas poderão sair de barco até Icoaraci e lá se integrar ao BRT na área urbana. Ou ainda se deslocar também de barco até o Ver-o-Peso sem utilizar o esquema rodoviário como explicou Maisa Tobias superintendente da Semob.

Novas audiências públicas estão agendadas nos dias 11 e 18 de fevereiro em Belém e Icoaraci, informam os técnicos da Semob.

Texto e fotos – Edson Gillet (Assessoria de Imprensa)

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