PARÁ: MPPA apresenta projetos institucionais na área da educação
O procurador-geral de Justiça do Estado do Pará, Marcos Antônio Ferreira das Neves, acompanhado da coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAOIJ), promotora de Justiça Mônica Rei Moreira Freire, recebeu ontem, 13, o secretário de Estado de Educação, Helenilson Pontes. Na pauta a exposição dos projetos do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) “Estágio Cidadão” e “Tutoria do Ensino Médio e Qualificação Profissional”, com o objetivo de ampliar os programas e firmar parcerias.
Participaram da reunião a secretária adjunta de ensino da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Ana Cláudia Hage e a pedagoga Daniele Damaso, do Grupo Técnico Interdisciplinar (GTI) do Ministério Público do Estado.
Após exposição dos projetos pela coordenadora do CAOIJ, Mônica Freire, o procurador-geral Marcos Neves destacou a emoção dos alunos selecionados para o já implantado estágio de nível médio no Ministério Público. “Eu me surpreendo com a motivação desses estagiários, os depoimentos dos alunos contemplados mostram isso”.
Neves falou também do resgate da cidadania por meio do projeto “Estágio Cidadão”. “A escola é o principal caminho para o crescimento do jovem, por isso temos interesse em ampliar o programa. Se os órgãos públicos e empresas privadas contratassem nesse sistema, novos alunos do ensino médio teriam essa oportunidade, multiplicando o aprendizado e fortalecendo a cidadania”.
Sobre o projeto de Tutoria – ainda em fase de discussão para implantação – o secretário de Educação do Pará, Helenilson Pontes, demonstrou interesse em ampliá-lo e considerou importante a iniciativa do Ministério Público do Estado. “Vamos fazer estudos para verificar de que forma esse projeto pode ser desenvolvido de modo a contemplar um número maior de alunos”, disse.
A promotora de Justiça Mônica Freire espera que o projeto de Tutoria possa ampliar parceiros na iniciativa privada. “A união do poder público e empresas possibilitará a ampliação desse projeto”, frisou.
Projeto do MPPA de Tutoria do Ensino Médio e Qualificação Profissional
A tutoria é um método muito utilizado para efetivar a interação pedagógica, contribuindo para a formação intelectual do discente. Neste projeto, o processo será efetivado através da tutoria dos alunos do ensino médio aos educandos de 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, contemplando as disciplinas Língua Portuguesa e Matemática. O acompanhamento do aluno tutor, neste processo será realizado por um professor, o qual orientará e direcionará as atividades desenvolvidas.
O objetivo é melhorar o rendimento e o aprendizado do alunado, contribuindo para sua formação intelectual, cidadã e de futuro profissional, propiciando e estimulando o protagonismo juvenil e a participação ativa nos conselhos escolares, órgãos, estes, de gestão democrática e controle social no âmbito escolar
Em busca de proporcionar capacitação ao aluno tutor, preparando-o para o mercado de trabalho, ao final da tutoria, serão disponibilizadas vagas, caso tenham interesse, em cursos profissionalizantes a serem ofertados pelo Sistema S do Senac. Outro parceiro que já sinalizou positivamente ao projeto é a Celpa, com o pagamento de bolsas-auxílio.
Texto principal e fotos: Edyr Falcão
Texto sobre Tutoria: CAO Infância e Juventude