Skip links

BELÉM: MPPA encerra comemorações do Dia Mundial da Alimentação com ações em praça da Marambaia

A manhã desta terça-feira (20) foi bem diferente para os moradores, especialmente crianças do bairro da Marambaia, em Belém. Elas tiveram aula ao ar livre, é que com o objetivo é fomentar a discussão dos impactos negativos do uso de agrotóxicos na saúde, no meio ambiente e nas pessoas que lidam com o plantio, manuseio e também nos consumidores, o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), promoveu um circuito da alimentação saudável, na praça Dom Alberto Ramos.

A ação ocorreu por meio das Promotorias de Justiça de Defesa do Consumidor e da Educação, representadas pelas promotoras Joana Coutinho e Maria da Graça Cunha, respectivamente.

“As atividades do dia mundial da alimentação foram realizados em ações integradas com o Fórum Estadual de Combate aos Impactos Causados pelos Agrotóxicos, atualmente sob a coordenação do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), que realizou de 13 a 16, ações alusivas à “Semana Nacional de Mobilização no Combate aos Impactos Causados pelos Agrotóxicos”, foram 2 eventos unificados, a 7ª edição da semana foi muito produtiva”, avaliou a promotora Joana Coutinho.

As escolas estaduais Hilda Vieira, Leonor Nogueira, Temistocles de Araújo e a escola municipal Palmira Lins de Carvalho receberam informações e orientações sobre alimentação, nutrição e segurança alimentar.Mas o circuito era voltado ao público em geral e marcou o encerramento das ações educativas integradas alusivas ao Dia Mundial da Alimentação Saudável, comemorado no último dia 16 de outubro.

Já na abertura, o evento contou com a participação da banda do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Pará, que levou ainda as crianças do projeto “Escola da Vida” , há 19 anos trabalhando com base no Estatuto da Criança e do Adolescente e no plano estadual de segurança pública para a criança e o adolescente.

Para a promotora de Justiça Graça Cunha, toda a mobilização foi um sucesso “a apresentação do projeto Escola da Vida, que é um trabalho de responsabilidade social, é extremamente importante”

“Agradecemos imensamente ao nosso procurador geral, Marco Antônio Ferreira das Neves, pelo apoio, o que engrandeceu o nosso trabalho. E frisamos também a prontidão do gabinete militar do MP que nos prestou apoio, inclusive destacando um efetivo, comandado pelo major Orlandino Sebastião Bastos Lima”, frisou Graça Cunha.

“Nos traz muita satisfação e destaca a positivamente o trabalho voltado para a busca de uma alimentação mais saudável, quando vemos a ampla participação de crianças, a exemplo do circuito, aprendendo como cultivar suas próprias hortaliças nos quintais de suas casas”, complementa.

A Central de Abastecimento (Ceasa) e a empresa Flamboyant, ofereceram um lanche aos participantes do circuito da alimentação saudável.

Durante o período de 14 à 20 de outubro os Centros de Apoio Operacional Cível e Constitucional do MPPA conjuntamente com parceiros, realizaram diversas atividades voltadas a percepção quanto ao uso de agrotóxicos.

Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), a Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará), Divisão de Vigilância Sanitária do Município de Belém (Devisa), Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), Delegacia do Consumidor (Decon), Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Conseans), Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) e Conselho Regional de Nutricionistas (CRN), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), Secretarias Municipais de Saúde (Sesma), Federação da Agricultura do Estado do Pará (Faepa), Polícia Civil, Fundação Municipal de Assistência ao Estudante (Fmae), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), , Divinutri, Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Universidade Rural da Amazônia (Ufra) e Universidade da Amazônia da Amazônia (Unama), tomaram parte nas comemorações do Dia Mundial da Alimentação Saudável.

“A Ufra levou muita informação quanto ao plantio, a Adepara na regulação, o Procon nos direitos do consumidor, enfim todos os parceiros estão de parabéns, isso é percebido pela receptividade que tivemos em todos os espaços onde pudemos realizar as ações durante esses dias” finalizou Joana Coutinho.

Veja AQUI mais fotos das atividades na praça.

Texto: Karina Lopes (graduanda em Jornalismo)
Revisão: Edyr Falcão
Fotos: PJ`s Consumidor e Educação 

Nosso site utiliza cookies para aprimorar a sua navegação