Skip links

BELÉM: MPPA palestra em alusão ao dia nacional de enfrentamento ao abuso sexual contra crianças

 

O Ministério Público do Pará (MPPA) por meio da Promotoria de Justiça da Infância e Juventude, representada pelo promotor de Justiça José Haroldo Carneiro Matos, acompanhado pelos servidores técnicos Rosangela Farias dos Santos (analista jurídico), Bethânia Vinagre (pedagoga), AlexandreThéo (psicólogo) e Margarida Rasmussen (assistente social) realizou palestra na escola municipal Alzira Pernambuco, em Belém, hoje pela manhã.

Também participaram do evento que discutiu o tema em alusão ao dia nacional de enfrentamento a violência sexual contra crianças e adolescentes, a Divisão de Atendimento ao Adolescente (DATA), o conselho tutelar do bairro, psicólogos, assistentes sociais e o corpo escolar.

 

 

Na ocasião o promotor José Haroldo avaliou a situação e falou sobre a importância de momentos como este.

“O abuso sexual contra crianças e adolescentes tem uma peculiaridade específica e merece ser abordada com muita atenção de todos, uma vez que, na continuidade delitiva a vítima poderá sofrer traumas irreversíveis, de âmbito psicológico sobretudo”.

José Haroldo enfatizou, “É importante conhecer e prevenir tais ações, quer seja com palestras, quer seja com medidas de efeitos significativos. Acreditamos que, uma participação efetiva da sociedade na discussão do problema, possa surtir efeito a longo prazo, e é justamente isso que a Promotoria de Justiça da Infância e Adolescência vem se propondo”.

 
O promotor falou também sobre a participação e o interesse da escola na temática abordada pela palestra.
 
“Hoje, o público alvo foi o corpo docente da Escola Municipal de Ensino Fundamental Alzira Pernambuco, no bairro do Marco, que foi muito receptivo, demonstrando interesse e questionando sobre como identificar e como denunciar esses abusos”.
Haroldo Matos também sobre a instituição do dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
“O dia 18 de Maio foi instituído, pela Lei Federal nº 9.970/2000, como dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, e que não deve ser comemorado, mas deverá servir para mobilizar e convocar toda a sociedade a participar dessa luta e proteger nossas crianças e adolescentes”.
TEXTO: Karina Lopes (graduanda do curso de Jornalismo), com informações da PJ da infância e da adolescência.
EDIÇÃO: Edson Gillet
FOTOS:PJ da infância e da adolescência.

 

Nosso site utiliza cookies para aprimorar a sua navegação