Skip links

PARÁ: MPPA participa de inauguração de Casa Abrigo para moradores de rua

Um espaço que garante condições de estadia, convívio e endereço de referência, para acolher com privacidade pessoas em situação de rua e desabrigo. Assim é a nova Casa Abrigo para Moradores Adultos de Rua (Camar II), inaugurada na manhã desta quarta-feira, 24, pelo prefeito Zenaldo Coutinho. O novo espaço será administrado pela Fundação Papa João XXIII (Funpapa) e oferece 30 vagas, que se somam às 50 já ofertadas pelo abrigo entregue em dezembro passado, ampliando assim o atendimento socioassistencial.

Localizada na travessa Ó de Almeida, 1062 entre Benjamin e Rui Barbosa, a Camar II funcionará com atividades diferenciadas que compreendem acolhida noturna, alimentação, descanso, atendimento médico e psicossocial, lazer, capacitação profissional e encaminhamento, entre outras providências. O acesso ocorrerá de forma espontânea, institucional ou por encaminhamento.

O espaço – “Aqui, na Camar, oferecemos uma referência em política assistencial que permite uma integração social, focada na realidade dessas pessoas que vivem o drama da desagregação e da falta de perspectivas. Vamos abrigar famílias inteiras, de maneira a evitar, ao máximo, a separação de mães e filhos resgatados. Nosso trabalho é voltado especialmente para o reforço do vínculo familiar. Este é o nosso grande diferencial e desafio”, completa Tonya.

A cerimônia contou ainda com a presença de representantes do Ministério Público e da secretária adjunta de Estado de Assistência Social, Meive Piacesi, que ressaltou a importância de um trabalho integrado entre as duas esferas de governo. “Quando se tem uma parceria dessa natureza os resultados alcançados são ainda mais expressivos. Somos testemunhas do quanto Belém está avançando na área da assistência, mas esse é um trabalho que não se faz sozinho”, argumentou Meive.

“Quero reforçar o pedido para aquelas pessoas que mantém projetos voluntários de apoio a moradores de rua, como aquelas que distribuem sopa e roupas nas ruas da cidade, para que escolham um dos abrigos mantidos pela Prefeitura para reforçar esse nosso trabalho, de ressocialização, de estímulo à reinclusão, ao pertencimento social. Com esse, já são dois os abrigos mantidos pelo município – a PMB também administra a Camar I, que funciona na Tv. 14 de Abril, entre Conselheiro Furtado e Mundurucus – e dois Centros Pops – um em Belém e outro em Icoaraci. Quem quiser pode levar um alimento, um instrumento musical para cantar junto com as pessoas que estão lá, enfim, são muitas as formas de ajudar a fazer com que esses indivíduos percebam que a rua não é um bom lugar para se morar”, reforçou o prefeito.

Promotoria de Justiça de Direitos Constitucionais do MPPA tem atuado nessa área

Segundo a promotora de Justiça Maria da Penha de Mattos Buchacra Araújo, o Ministério Público do Estado do Pará vem acompanhando a implantação das políticas públicas para atender as pessoas em situação de rua de Belém.

“A Prefeitura de Belém, através da Funpapa, vem ampliando a rede de atendimento dos serviços, de acordo com a orientação estabelecida pela política nacional de assistência social, que orienta a instalação de serviços de proteção social especial de alta complexidade para atender pessoas que necessitam de proteção do estado, por se encontrarem em condições de vulnerabilidade social e direitos violados”, afirma a promotora.

“A instalação deste novo serviço permitirá o acolhimento de 30 pessoas e famílias em situação de rua de Belém. As formas de acesso ao abrigo é de forma espontânea ou institucional, através do encaminhamento das instituições governamentais e pela busca ativa que é realizada pela equipe do serviço de abordagem social”, complementa Penha.

Além da promotora Maria da Penha, participaram também da inauguração as promotoras de Justiça Leane Barros Fiuza de Mello e Adriana de Lourdes Mota SImões Colares.

Texto da inauguração: Núcleo de Imprensa e Documentação NID/COMUS
Texto complementar: Assessoria de Imprensa do MPPA
Foto: PJ de Direitos Constitucionais

Nosso site utiliza cookies para aprimorar a sua navegação