BELÉM: MPPA reúne com a Cosanpa e discute melhorias no abastecimento de água
O Ministério Publico do Estado do Pará (MPPA), por meio da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor da capital, representada pela promotora de Justiça Joana Chagas Coutinho, realizou reunião hoje (27) com a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) para tratar do abastecimento de água em Belém.
“O MPPA tem por objetivo conhecer os problemas que vem causando transtorno à população, no último mês, em decorrência da falta de água em diversos bairros da cidade e conhecer que medidas estão sendo tomadas para sanar o problema” explicou Joana Coutinho.
A Cosanpa esteve representada por João Hugo Barral de Miranda, da área jurídica e por Antônio Carlos Crisostomo Fernandes, da área técnica. Também participaram da reunião, Ivan Silveira da Costa, contador, lotado no grupo de apoio técnico interdisciplinar dos Centros de Apoio Operacionais do Ministério Público e Ellen do Socorro de Lima Barbosa, representando o Procon.
Na ocasião a companhia afirmou que estão sendo feitas melhorias no serviço de fornecimento de água e esclareceu que estão iniciando licitação para contratação de obra para melhoria em cerca de 15 bairros que integram as unidades norte e sul da Cosanpa na região metropolitana de Belém, com previsão de 2 anos para conclusão, que a captação de recursos para a realização da obra será por meio da iniciativa privada, através da modalidade de locação de ativos.
Quanto ao acidente que ocorreu no complexo Bolonha (dia 5 de julho), por volta de 12h20, contou que houve um curto circuito nos quadros de comando que alimentam as bombas para abastecimento da zona central, que se compõe de 24 bairros. Após o curto houve um incêndio que destruiu completamente 6 quadros de comandos elétricos, o incêndio atingiu o cabeamento de alimentação elétrica, culminando com a queima de um dos quadros de comando da subestação e de um transformador, em razão disso, foi necessário fazer uma recuperação urgente do sistema.
Os bairros ficaram sem serviço de abastecimento de água e o restabelecimento completo teria ocorrido apenas na sexta-feira (24).
Texto e fotos: Karina Lopes (graduanda em Jornalismo) com informações da PJ do consumidor.
Revisão: Edyr Falcão