PARÁ: Procuradoria-geral presta agradecimento a promotor de Justiça
A Procuradoria Geral de Justiça por meio do procurador-geral de Justiça, em exercício, Manoel Santino Nascimento Junior prestou singela e tocante homenagem nesta quinta (13), ao promotor de Justiça Alcyr Montero Cecim, acompanhado de membros e servidores do MPPA e de familiares do homenageado.
O promotor Cecim que em razão da compulsória entrou em regime de aposentaria foi distinguido com plaqueta de agradecimento com seguintes dizeres: “O Ministério Público do Estado do Pará agradece ao promotor de Justiça Alyr Montero Cecim pelo contributo durante a sua destacada atuação nesta instituição”.
A plaqueta que registrou o ato foi entregue pelo procurador-geral Manoel Santino.
O procurador-geral enalteceu os bons serviços prestados pelo promotor Alcyr Cecim a instituição e a sociedade, após 20 anos de atividades ministeriais e destacou: “Esse momento é para marcar um ato de agradecimento pelos anos de trabalhos prestados e pela dedicação ao Ministério Público. Agradecimento esse extensivo à família que soube conviver com os momentos de dificuldades da vida profissional desse promotor, que ajudou a construir e escrever a história do Ministério Público”.
Em seu pronunciamento a corregedor-geral de Justiça, em exercício, Ubiragilda Silva Pimentel ressaltou: “Quero parabenizar o procurador-geral por esse momento, por esse ato de agradecimento ao colega promotor e, sobretudo, enaltecer a atuação desse promotor de Justiça que sempre foi uma pessoa de luta, de vanguarda e comprometido com as causas sociais”.
Ao finalizar enfatizou: “dada a sua vocação cumpriu sua missão com excelência. Por isso sinto-me feliz em proferir essas palavras de agradecimento pelo muito que você fez por essa instituição ministerial”.
O coordenador das promotorias criminais e promotor de Justiça, Isaias Medeiros registrou que a “Instituição com certeza vai sentir muito a sua falta. Muito obrigado, por tudo”.
Por fim o homenageado bastante emocionado assim se expressou: Tudo começou em Monte Alegre foram 20 anos de muito trabalho. Quero deixar claro que o nosso trabalho não se traduz numa rotina, ao contrário, é superdiferenciado no dia-a-dia onde encontramos sempre novos desafios. Agradeço a todos pela homenagem prestada”.
Presentes ao ato de homenagem a Subprocuradora de Justiça, área técnico-administrativa, Cândida de Jesus Ribeiro do Nascimento; Subprocuradora de Justiça, área Jurídico-Institucional, Maria do Socorro Martins Carvalho Mendo; o promotor Isaias Medeiros de Oliveira, a corregedora-geral, em exercício, Ubiragilda Silva Pimentel, as procuradoras Maria Célia Filocreão Gonçalves, Leila Maria Marques Moraes, Mariza Lima e Maria Tércia Ávila dos Santos, o procurador Hezedequias Mesquita da Costa, o chefe de gabinete o promotor Natanael Leitão, assessores e familiares do homenageado.
HISTÓRICO
O promotor de Justiça, Alcyr Montero Cecim ingressou no Ministério Público do Estado do Pará por concurso público em 1992. Iniciou sua atuação ministerial como promotor na comarca do município de Monte Alegre, região do Baixo Amazonas.
Ao longo de sua trajetória na instituição ministerial atuou em comarcas localizadas nas regiões de Belém, Baixo Amazonas, Tocantins, Marajó, nordeste e sudeste paraense.
Promotorias de Prainha, Abaetetuba, Cametá, Limoneiro do Ajuru, Santarém Novo, Salinópolis, Peixe Boi, Castanhal, Igarapé Açu, Ourém, Capitão Polo, Garrafão do Norte, Bragança, Santa Cruz do Arari, Cachoeira do Arari, Marabá e Parauapebas.
Texto – Edson Gillet
Fotos – Edyr Falcão