BRASÍLIA: MP/PA participa de reuniões do Fórum Nacional de Gestão e Comitês do Cnmp
No evento foi apresentado balanço do planejamento estratégico nacional (PEN), que se constituem na construção do Mapa Estratégico Nacional e a implantação do Banco Nacional de Projetos que contempla 463 ações bem-sucedidas do Ministério Público brasileiro, do CNMP e da Escola Superior do MPU.
Delegação do MP/PA tendo à frente o subprocurador-geral de Justiça, Miguel Ribeiro Baía acompanhado de técnicos e assessores participou nos dias 10 e 11.04 da 1ª reunião ordinária integrada do Fórum Nacional de Gestão e dos Comitês do Conselho Nacional do Ministério Público (Cnmp) coordenada pela Comissão de Planejamento Estratégico da instituição.
O objeto central da reunião foi o de promover, debater e definir ações estratégicas de trabalho compartilhar idéias e experiências dos MP’s nas mais diversas do conhecimento.
O encontro integrado pelo Fórum Nacional de Gestão (FNG) e pelos Comitês de Políticas de Tecnologia da Informação (CPTI); de Comunicação Social (CPCom); de Segurança Institucional (CPSI); de Gestão Administrativa (CPGA); de Gestão de Pessoas (CPGP) e de Gestão Orçamentária (CPGO).
DISCUSSÕES – Discutiu-se a Portaria Cnmp nº 70 de março do corrente que “Dispõe sobre a organização e o funcionamento, dos Comitês, Fóruns, Representações, Grupos de Trabalho e congêneres no âmbito do Conselho Nacional do Ministério Público…”.
A portaria determina em parágrafo §4º “Os Comitês e Grupos de Trabalho são constituídos, em regra respectivamente, em caráter permanente e temporário”.
Outra questão relevante discutida na esfera do Fórum reportou-se ao Plano Diretor do Fórum Nacional de Gestão 2014-2015 que define o modelo de governança quanto o encaminhamento de ações estratégicas e da qualificação do MP que atenda as demandas da sociedade.
“Se nós não nos profissionalizarmos seremos engolidos pelo nosso patrão: a sociedade”, conclamou o conselheiro do Cnmp Cláudio Henrique Portela do Rego, durante a abertura do evento em Brasília.
Adiante o conselheiro Portela alertou: “temos que nos profissionalizar para brigar por um orçamento compatível com as necessidades de atividades judiciais e extrajudiciais. Nesse sentido o Fórum é o 15º conselheiro e ele decide as questões dos MP’s”.
>> Leia mais AQUI sobre evento do Cnmp
Texto e fotos Edson Gillet e CNMP, em https://www.flickr.com/photos/conselhodomp/13779832465/
Assessoria de imprensa