Skip links

Câmara Setorial do Pacto pela Vida relança campanha do desarmamento em Caruaru

A campanha do Governo Federal pelo desarmamento será relançada em Caruaru no próximo dia 12, às 10h, na sede do Ministério Público de Pernambuco (MPPE). Foi o que ficou definido em uma reunião ocorrida na manhã desta terça-feira (06), no MPPE. A ideia é fazer com que a população se  mobilize entregando suas armas até o dia 22 de dezembro. A iniciativa é mais uma ação da Câmara Setorial do Pacto pela Vida e tem como objetivo diminuir a violência e os crimes praticados com arma de fogo no Estado.

A campanha visa conscientizar o cidadão de que ter arma em casa é um risco, principalmente, para os moradores da casa. Inclusive, corre-se o risco que a arma chegue as mãos de bandidos, sendo utilizada para praticar crimes e comprometendo o seu dono. Para se desfazer da arma de fogo e munição, primeiro o interessado deverá imprimir uma guia de tramitação, disponível no site: www.enteguesuaarma.com.br. Os artefatos só podem ser entregues quando o cidadão está de posse desse documento. Sem essa guia, corre-se o risco de está descumprindo a legislação e responder penalmente por isso. O documento tem prazo de validade de um dia e caso não seja utilizado o cidadão terá que expedir um novo documento, no mesmo site. Aqueles que resolvem se desfazer das armas de fogo podem receber uma recompensa, que vai de R$ 100 a R$ 300. “Caruaru foi escolhida para o pontapé inicial dessa campanha. Porque não adianta só prender o bandido, é preciso recolher essas armas que podem chegar as mãos deles”, afirmou o coordenador da Câmara Setorial, desembargador Fausto Freitas.

Para o representante do MPPE no Pacto Pela Vida, promotor de Justiça Paulo Augusto Freitas Oliveira, é preciso facilitar para aqueles que querem se desfazer das armas, por isso, foi sugerido que todos os órgãos envolvidos na campanha possam orientar as pessoas e disponibilizar a guia de tramitação. “As armas serão entregues na sala da Defensoria Pública, dentro do Fórum, mas, o cidadão que precisa de informação, ou que não tem acesso a internet poderá obter em qualquer dos órgãos envolvidos, inclusive no MPPE”, explicou. Além disso, ele também sugeriu um posto móvel que facilitaria ainda mais a entrega. Essa ideia está sendo estudada e poderá ser posta em prática futuramente.  

O evento que vai marcar o reinício da campanha deverá contar com a presença de todos os órgãos que compõem a Câmara Setorial do Pacto Pela Vida, além de órgãos municipais, sociedade civil organizada e clubes de serviços. O plano é envolver a população para que ela se sinta estimulada a participar do desarmamento.

Assessoria de Comunicação MPPE
(81) 3303 1259 / 3303 1279  Fax: 3303 1260
www.mp.pe.gov.br | imprensa@mp.pe.gov.br

Nosso site utiliza cookies para aprimorar a sua navegação