Skip links

Campanha Som Sim Barulho Não ganha prêmio nacional de comunicação

A campanha “Som sim barulho não” recebeu o primeiro lugar na final do VIII Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, instituído pelo Fórum Nacional de Comunicação & Justiça (FNCJ). A campanha do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), produzida voluntariamente pelas agências Mart Pet e Italobianchicom, foi criada para apoiar o Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Meio Ambiente (Caop Meio Ambiente) no trabalho de enfrentamento à poluição sonora. A campanha “Consumidor atento não leva gato por lebre” e o Documentário Poluição Sonora conquistaram o segundo lugar nas categorias Campanha de Comunicação Institucional e Reportagem de TV, respectivamente.

O  anúncio dos vencedores foi feito na última sexta-feira (04), em Porto Velho (RO), durante o encerramento do VI Congresso Brasileiro de Comunicação (Conbrascom). A Assessoria de Comunicação do MPPE foi o único representante no Estado com trabalhos finalistas para o prêmio e concorreu oficialmente em três categorias: Campanha de Comunicação Institucional (Propaganda enganosa), Campanha de Comunicação Publicitária (Som sim barulho não) e Reportagem de TV (Som sim barulho não).

A grande vencedora da noite, a campanha “Som sim barulho não”, foi amplamente elogiada pelos participantes do congresso. Composta pela cartilha Poluição Sonora – Silento e o Barulho (idealizada pelo coordenador do Caop Meio Ambiente, promotor de Justiça André Silvani), três jingles, hotsite, anúncios para TV, impressos e outdoor, a campanha impressionou pela qualidade das peças apresentadas, pelo alcance e pela repercussão, que envolveu como parceiros os grandes veículos de comunicação do Estado. (Visite o site: www.somsimbarulhonao.com.br).

Ganhador do segundo lugar na categoria Reportagem de TV, o vídeo documentário Poluição Sonora, foi realizado pelo MPPE com recursos próprios. Trata-se de um vídeo educativo que vem sendo utilizado para conscientizar a população sobre o que fazer para enfrentar ruídos abusivos. E a campanha contra Propaganda Enganosa; “Consumidor atento”, que  por sua vez, foi inteiramente pensada e produzida pela Assessoria de Comunicação do Ministério Público para apoiar o trabalho do Caop Consumidor, também ficou com o segundo lugar na categoria Campanha de Comunicação Institucional.

Trinta e quatro instituições públicas de todo o País, ligadas ao sistema de Justiça, concorreram à premiação em dezenove categorias. Em 2008, o MPPE saiu vencedor em uma categoria e obteve o segundo lugar em duas outras. Ano passado, obteve menção honrosa em uma das categorias. Desta vez, foi o único finalista do Norte-Nordeste e o campeão na categoria Campanha de Comunicação Publicitária.

Confira a ficha técnica da campanha vencedora Som sim barulho não:

Aprovação: Promotor André Silvani, Leonardo MR Dourado e Evângela Azevedo de Andrade. Agências: Italobianchicom e Mart Pet. Atendimento: Gabriela Oliveira. Planejamento: Giuliano Bianchi e Edilson Martins. Criação: Diego Curvelo, Paulo Cabral e Nathalia Queiroz. Produtora de Som: Audiola, Onomatopeia e Via Brasil. Produtora de Vídeo: Opara Filmes. Direção de Vídeo: José Miglioli. Fotografia: Max Levay. Site: Eugênio Antunes, Evisson Lucena, Marcelo Zenaide e Renata Beltrão.

Equipe de execução: Assessor de Comunicação: Jaques Cerqueira. Pesquisa e texto da cartilha: Promotor de Justiça André Silvani. Produção executiva e divulgação: Evângela Andrade. Publicidade: Leonardo Martins Dourado. Quadrinhos: Edgleyson Menezes de Araújo e Vawilson Escoperrante. Jornalismo: André Santana, Giselly Veras, Elias Roma, Taciana Catanho, Renata Beltrão. José Santana, Camila Lima, Catarina Falcão, Laura Cortizo e Amanda Sena (estagiários). Apoio administrativo: Ana Paula Gomes, Nildja Arruda e Paula Lima.

Assessoria de Comunicação MPPE
(81) 3303 1259 / 3303 1279  Fax: 3303 1260
www.mp.pe.gov.br | imprensa@mp.pe.gov.br

Nosso site utiliza cookies para aprimorar a sua navegação