Skip links

Encontro do GEMPERJ na Barra da Tijuca

O 9º Encontro de Gestão Estratégica (GEMPERJ 2011 – 3ª Fase) do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) foi realizado, nesta sexta-feira (02/12), no Hotel Windsor Barra, na Barra da Tijuca. O evento reuniu cerca de 60 Membros das Promotorias de Justiça de Infância e Juventude e de Tutela Coletiva dos CRAAIs Duque de Caxias, Nova Iguaçu e Rio de Janeiro, e Membros da Administração Superior.

O penúltimo encontro de trabalho programado para este ano foi aberto pelo Procurador-Geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Lopes, que creditou ao Planejamento Estratégico a visibilidade que o trabalho institucional vem ganhando junto à sociedade.

“No primeiro ano do GEMPERJ ouvimos toda a Classe, que apontou as metas e os objetivos a serem seguidos pela Administração. A partir daí, montamos nosso Mapa Estratégico e desenvolvemos projetos voltados para a atividade-fim dos Promotores de Justiça e que tornam a atuação ministerial visível para a sociedade”, disse Cláudio Lopes.

O Procurador-Geral citou a realização de projetos em diversas áreas, entre eles, o GAECO e o Em Nome do Pai, cujo coordenador, o Promotor de Justiça Leônidas Filippone, foi recentemente indicado ao “Prêmio Faz Diferença”, promovido pelo jornal O GLOBO. Cláudio Lopes também lembrou a avaliação do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) “que reconhece o GEMPERJ como um planejamento de ponta”.

“Por orientação do CNMP, todos os MPs do país devem ter seu Planejamento Estratégico próprio. A ideia é que, nacionalmente, os MPs atuem com projetos comuns em todas as áreas, fortalecendo sua atuação e ganhando uma visibilidade não só regional, mas também nacional, e, assim, possa defender com mais efetividade sua atuação e suas bandeiras”, defendeu o Procurador-Geral de Justiça.

Em seguida, o Subprocurador-Geral de Justiça de Planejamento Institucional, Carlos Roberto de Castro Jatahy, prestou contas do trabalho realizado nos últimos dois anos. Foram expostas as principais ações relativas à adequação da força de trabalho nas Promotorias, os manuais e projetos lançados para padronizar processos e rotinas, a Racionalização da área Cível, o aumento da capacitação especializada dos servidores, entre outras medidas.

Logo após, o engenheiro e piloto Klever Kolberg ministrou palestra motivacional, a partir de sua experiência no Rali Paris-Dacar. O encontro prosseguiu com a exibição do vídeo do projeto Combate às Drogas – Restabelecendo Laços, e das imagens gravadas pelo Polícia Civil sobre as “cracolândias” da cidade. A Coordenadora de Saúde do 6º Centro de Apoio Operacional (CAOp) das Promotorias de Tutela Coletiva, Promotora de Justiça Carla Carrubba, explicou que as imagens poderão ser requisitadas para produzir provas visuais que possibilitem o MP a cobrar das autoridades, políticas públicas na área de Saúde para o atendimento de usuários de drogas.

O Coordenador de Acompanhamento de Projetos, Promotor de Justiça Cristiano Lajoia, apresentou, em seguida, a dinâmica de trabalho integrado proposto para a parte da tarde. A Coordenadora do Centro de Estudos Jurídicos (CEJUR), Procuradora de Justiça Maria Cristina Palhares dos Anjos Tellechea, mostrou em detalhes as mudanças aprovadas pelo Órgão Especial referentes às áreas de Família, Cível e Fazendária.

“A Racionalização foi aprovada e pretende redimensionar nossa atuação, fortalecendo ações em âmbito extrajudicial. Estamos consultando a classe para chegarmos à melhor forma de reorganização dos órgãos de execução, o que vai gerar uma redistribuição das atribuições. Através desse redimensionamento o MPRJ poderá cumprir, efetivamente, seu perfil constitucional”, explicou Tellechea aos Promotores de Justiça.

Em seguida, foi apresentado o projeto Rio de Janeiro – Desenvolvido e Sustentável, pelo Coordenador de Meio Ambiente do 6º CAOp, Promotor de Justiça Murilo Bustamante. Já a abordagem sobre o Planejamento para a Eleição 2012 foi o tema da palestra da Subcoordenadora do 5º CAOp das Promotorias Eleitorais, Promotora de Justiça Alessandra Silva dos Santos Celente. Encerrando a programação da manhã, foi apresentado o Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos (PLID), pelo Coordenador do Núcleo de Apuração Criminal (NAC), o Procurador de Justiça Rogério Scantamburlo, e pelo Subcoordenador do NAC, Promotor de Justiça Pedro Borges Mourão.

Na parte da tarde, os Promotores de Justiça responderam a um Questionário de Redimensionamento da Atuação Ministerial. O trabalho foi seguido de debates em duas salas: uma de Infância e Juventude e outra de Tutela Coletiva.

O encontro contou com a presença do Subprocurador-Geral de Justiça de Atribuição Originária Institucional e Judicial, Antonio José Campos Moreira; da Subprocuradora-Geral de Justiça de Administração, Mônica Fernandes; da Corregedora-Geral do MPRJ, Procuradora de Justiça Maria Cristina Menezes de Azevedo; da Coordenadora de Planejamento Institucional, Procuradora de Justiça Denise Soares Lopes; e do Coordenador de Movimentação de Promotores de Justiça, Promotor de Justiça Guilherme Schueler.

Também participaram os Coordenadores do CRAAI Rio de Janeiro, Procuradora de Justiça Fátima Pacca de Araújo Winkler; do CRAAI Duque de Caxias, Promotor de Justiça Guilherme Macabu Semeghini; do CRAAI Nova Iguaçu Promotora de Justiça Carla Tereza de Freitas Baptista Cruz; do 3º CAOp Cível, Promotor de Justiça Leonidas Filippone Farrulla Júnior; do 4º CAOp Infância e Juventude, Promotor de Justiça Rodrigo Medina; do 6º CAOp Tutela Coletiva, Vinicius Cavalleiro; e do Grupo Especial de Atuação Integrada Regional (GEAIR), Procurador de Justiça Marcos Chut; do 6º CAOp Meio Ambiente, Daniel Lima Ribeiro e os Subcoordenadores do 6º CAOp Consumidor Sidney Rosa; e do GATE e de Integração e Articulação Institucional, Carina Flaks.

O último encontro GEMPERJ será realizado na próxima segunda-feira (05/12), no Hotel Windsor Atlântica, reunindo Procuradores de Justiça.



Fonte: MPRJ

Nosso site utiliza cookies para aprimorar a sua navegação