GNEP inicia construção do Planejamento Estratégico em sua primeira sessão extraordinária
O Grupo Nacional de Execução Penal (GNEP) realizou na segunda-feira (10/07) I Reunião Extraordinária do Grupo, que aconteceu de forma virtual, pelo Teams. O encontro foi conduzido pela Presidente, a procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), Luciana Andrade. Durante o debate dos assuntos da pauta, foi iniciada a construção colaborativa do Planejamento Estratégico do Grupo. Também foi apresentado o regimento interno e aprovada a logomarca do GNEP durante a reunião, que contou com aproximadamente 30 membra(os) de todo o Brasil.
Ao abrir a reunião, Luciana Andrade saudou os participantes e falou da importância do GNEP para a concretização da dignidade humana e da cidadania de todas e de todos, em especial para as pessoas submetidas à execução das penas. A presidente aproveitou a ocasião para convidar a todos a participarem da próxima reunião do GNEP, que acontecerá de forma presencial, em Vitória-ES, nos dias 16 e 17 de agosto.
O coordenador do Grupo, procurador de Justiça do MPES Cézar Augusto Ramaldes da Cunha Santos, salientou a relevância dessa troca de conhecimento e experiências de membras(os) de todo Brasil, respeitando as características e especificidades de cada região, para discutir todas as nuances da execução penal e assegurar as garantias e os direitos fundamentais.
Em seguida, a secretária-executiva do GNEP, promotora de Justiça do MPES Viviane Barros Partelli Pioto, reforçou a necessidade da interação de todos para que até o final de 2023 o Grupo esteja consolidado, com regimento interno aprovado e tenha concluído o seu Planejamento Estratégico.
Ao final, foi ministrada palestra do Assessor de Planejamento e Gestão do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), Fabrício Ferraz Pego, que falou sobre Planejamento Estratégico, apresentando tendências e conceitos importantes para a construção do mapa estratégico do Grupo. Em sua fala, ele apontou a importância de um trabalho integrado, que fortaleça os objetivos, a missão e os valores e que tenha também flexibilidade frente às mudanças sociais e tecnológicas do país e do mundo.
O GNEP tem como objetivo promover e zelar pela defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis no âmbito do sistema prisional. Nesse sentido, o grupo atua no âmbito nacional e estadual pela melhoria do compartilhamento de informações em relação à execução penal.