Skip links

Helena Caúla recebe homenagem no MPPE próximo dia 10

Uma das presenças mais marcantes no meio jurídico pernambucano, a desembargadora Helena Caúla Reis receberá homenagem, em razão da sua aposentadoria, na próxima quarta-feira (10), às 17h, na sede da Procuradoria Geral de Justiça do Ministério Público de Pernambuco (MPPE). A homenagem do Colégio de Procuadores de Justiça é feita à mulher, que entre outros feitos, tornou-se a primeira procuradora de Justiça no Estado. Helena Caúla Reis marcou a história de Pernambuco ao se tornar, também, a primeira mulher a assumir o cargo de desembargadora do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), na vaga reservada ao quinto constitucional. A solenidade será na sede no MPPE, no Salão dos Órgãos Colegiados, localizado na Rua do Imperador, 473, Santo Antônio.

 

Natural de Fortaleza (CE), Helena Caúla Reis chegou ao Recife aos 12 anos de idade, em 1952, devido à transferência profissional do seu padrasto Belmiro de Sousa, que era integrante da marinha mercante brasileira. No Recife, Helena se formou em Odontologia e Direito, ambos na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), concluídos nos anos 1962 e 1967, respectivamente.

 

O primeiro grande feito profissional foi quando se tornou a primeira mulher a assumir o cargo de perita criminal. Antes disso, ela havia sido funcionária do TJPE, onde iniciou a carreira em 1959 como datilógrafa e após ser aprovada em concurso público como oficial judiciária, cargo que ocupou até 1966, quando ficou à disposição do Poder Executivo, atuando no Instituto de Polícia Técnica. Permaneceu na Polícia Técnica até o ano de 1974, período de turbulência política no Brasil. Além de atuar ativamente na área jurídica, a desembargadora faz questão de passar adiante a sua vasta experiência. Ensinou durante 35 anos na UFPE, nas áreas de Direito, Odontologia e farmácia, inclusive, com aulas em outros cursos da área de saúde, como Medicina.

 

O MPPE entrou na vida de Helena Caúla Reis em 1974, ano em que foi aprovada em primeiro lugar para o cargo de promotora de Justiça. Foi nomeada inicialmente para atuar em Serinhaém, no entanto logo foi solicitada para trabalhar na Procuradoria-Geral de Justiça, na Capital. Na Instituição foi subprocuradora geral de Justiça, chegando a assumir, por algumas vezes o lugar de procuradora-geral de Justiça, foi diretora da Escola Superior do MPPE (ESMP), coordenadora das Procuradorias Criminais e participou de todas as comissões de concurso do MPPE enquanto esteve na Instituição. Anos depois, Helena Caúla Reis se tornou a primeira mulher a ocupar o cargo de procuradora de Justiça.

 

Em 2001, a então procuradora de Justiça do MPPE, deixa o cargo para assumir como desembargadora no Poder Judiciário Estadual, na vaga pelo quinto constitucional, e realizando mais uma vez, uma façanha que caracterizou toda a sua vida profissional, tornou-se a primeira desembargadora do Estado, mostrando a força e garra que sempre teve, sem medo de ousar e trilhar novos e desconhecidos caminhos.

 

Agora, com a aposentadoria, ela espera poder descansar, aproveitar a vida e talvez escrever. “Tudo que eu fiz, para mim foi muito bom, porque eu me divertia, era gratificante, mas agora vou me dedicar a mim e a minha família”, disse. A aposentadoria, no entanto, não significa o final de uma carreira de sucesso inquestionável, Helena Caúla Reis continuará a contribuir com a Justiça, seja ensinando, partilhado a sua sabedoria, ou servindo de exemplo a todas as gerações futuras, que verão nela uma força em defesa da Justiça e um olhar apurado nas questões do Direito.

Assessoria de Comunicação MPPE
(81) 3303 1259 / 3303 1279  Fax: 3303 1260
www.mp.pe.gov.br | 
imprensa@mp.pe.gov.br

Nosso site utiliza cookies para aprimorar a sua navegação