Hospital: Coordenadora de Projeto Entorno do DF e secretário de Saúde buscam retomada de obras
Com o objetivo de retomar as obras do Hospital Regional de Santo Antônio do Descoberto, a promotora de Justiça e coordenadora do Projeto Entorno, Patrícia Teixeira Gimenes, e o secretário estadual de Saúde, Antônio Faleiros, estiveram em Brasília para discutir o assunto.
Eles se reuniram, na última terça-feira (11/10), no Ministério da Saúde, com o diretor-executivo do Fundo Nacional de Saúde (FNS), Antônio Carlos Rosa de Oliveira Júnior e sua assessoria. A coordenadora do projeto explica que as obras do hospital começaram em 1999, a partir de convênios diversos firmados com o município, envolvendo o Estado de Goiás e o FNS.
Entretanto, em virtude de irregularidades e desvios, a construção encontra-se paralisada há mais de três anos. Atualmente, o município está inadimplente com o Estado e com o FNS, além de possuir pendências junto ao órgão financiador.
A visita conjunta da promotora e do secretário teve por objetivo também discutir a possibilidade de o Estado assumir diretamente a obra do Hospital Regional de Santo Antônio do Descoberto. Segundo Patrícia Gimenes, o MP e o Estado têm atuado em parceria para conseguir resolver definitivamente a questão.
Ela informa que são necessários cerca de R$ 9 milhões para o término da obra, valor já assegurado junto ao Fundo Nacional de Saúde. Parte dos equipamentos necessários para a unidade de saúde, adquiridos por meio de convênios anteriores, também estão na Secretaria de Saúde, mas “ainda há muito a fazer até a entrega do hospital à população”, finaliza a promotora. (Texto: Cristiani Honório/ Assessoria de Comunicação Social do MP-GO – Foto: arquivo da Coordenação do Projeto Entorno)