I Caminhada Contra o Racismo Institucional mobiliza integrantes do MPPE e parceiros
Integrantes do Ministério Público de Pernambuco e parceiros do Movimento Negro conseguiram chamar a atenção da sociedade, na última sexta-feira (19), com a I Caminhada Contra o Racismo Institucional. O evento aconteceu em lembrança ao Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado oficialmente em 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares. Vestidos de preto e distribuindo material de divulgação sobre o tema, o grupo percorreu a Rua do Imperador até o Palácio do Governo, passando pela Ordem dos Advogados do Brasil e pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco.
A caminhada foi organizada pelo Grupo de Trabalho sobre Discriminação Racial (GT Racismo) do MPPE mas, além dos seus integrantes, contou com a participação de promotores de Justiça e servidores de vários outros setores da instituição, a exemplo da Assessoria Ministerial de Planejamento e Central de Inquéritos da Capital. Cerca de 40 pessoas participaram do evento e ajudaram a distribuir material sobre o GT Racismo para transeuntes, motoristas e passageiros de ônibus.
No hall de entrada do Tribunal de Justiça, integrantes da Sociedade das Mulheres Negras de Pernambuco (Uiala Mukaji) cantaram música com palavras em Kimbundo, um idioma africano tradicional. A caminhada terminou em frente ao Palácio do Governo, com um abraço no baobá da Praça da República. “Conseguimos nosso objetivo, que era chamar a atenção de todos para o problema do racismo institucional. Esta foi apenas a primeira caminhada, certamente faremos outras no futuro”, comentou a coordenadora do GT Racismo, procuradora Maria Bernadete Azevedo.
Assessoria de Comunicação MPPE
(81) 3303 1259 / 3303 1279 Fax: 3303 1260
www.mp.pe.gov.br | imprensa@mp.pe.gov.br