Skip links

ICOARACI: Ministério Público do Pará realiza lançamento de cartilha ambiental

 

 

O Ministério Público do Estado do Pará, por meio da 2ª promotoria de Justiça Cível, Defesa Comunitária e Cidadania de Icoaraci , Sinara Lopes Lima, realizou ontem (24) o lançamento da cartilha ambiental do órgão, no prédio do MP de Icoaraci.

Esteve presente no lançamento o ouvidor-geral Aldo de Oliveira Brandão Saife, que no ato representou o procurador-Ggeral de Justiça Marcos Antônio Ferreira das Neves.

 

 

O livreto que foi elaborado pela promotora, tem conteúdo didático e acessível à crianças e adolescentes, de maneira divertida, usa a linguagem quadrinhos para aplicar ações educativas.

O MP como entidade legitimada pela nossa Lei Maior na tutela do meio ambiente, direito de todos, caminha na mão da evolução institucional, desenvolvendo seu mister com maestria, contribuindo para a transformação da realidade social, fazendo-se presente junto à sociedade,e, acima de tudo sendo o MP que todos esperam, o MP cidadão.

 

 

“O objetivo da cartilha ambiental, é dar ao público alvo no qual a cartilha é destinada a importância de se atentar para a conscientização de se destinar de maneira correta e seletiva o lixo, fazendo assim uma preservação do meio ambiente, e da saúde humana, buscando assim uma mudança de comportamento, formando agentes multiplicadores junto à família e a sociedade,e para que também , haja uma diminuição de vetores que causadores de doenças, como por exemplo, ratos,e outros”, explicou a promotora.

A grande produção de resíduos sólidos na atualidade, tornou-se um dos principais problemas, pois esse processo tem como consequência a liberação de gases que promovem o efeito estufa e a poluição das águas subterrâneas e superficiais.

 

 

“Esse problema é uma das consequências do aumento populacional nas cidades, da intensificação do modelo consumista e do uso de produtos descartáveis, e se potencializa quando o poder público municipal não acompanha a crescente demanda populacional, com o aumento da oferta de serviço na coleta de lixo urbano e a ausência de iniciativas referentes a questão de educação ambiental, daí a importância desta cartilha, conscientizar o público alvo a produzir menos lixo, reciclar e reutilizar’ complementou Sinara.

“Como um problema social, importante toda a sociedade produtora de resíduos sólidos, participar deste projeto, a comunidade, entidades, imprensa, cada um na sua atribuição, pois juntos podemos formar um mundo melhor, preservando o meio ambiente para as gerações futuras” finalizou a promotora.

Texto: Ana Paula Lins (graduanda em Jornalismo) com informações da PJDCCI
Revisão:Edson Gillet
Foto:Alexandre Pacheco

Nosso site utiliza cookies para aprimorar a sua navegação