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Inauguradas atividades do Bem Educar para melhoria da qualidade do ensino em Goiandira

Grupo realiza primeira reunião de trabalho em Goiandira
 
 
Grupo realiza primeira reunião de trabalho em Goiandira

 

Goiandira – O grupo de trabalho de Goiandira do Programa Bem Educar do Ministério Público de Goiás definiu, sexta-feira (23/11), a melhoria no campo de relações da comunidade escolar como meta primeira para obter melhores condições do ensino no município. A medida consolida a implantação do programa, após a realização de audiência pública, no último mês, quando grande quantidade de demandas para o setor foram apontadas.

O Programa Bem Educar se propõe a construir soluções coletivas para os problemas educacionais, por intermédio do sistema de redes, e, assim, fomentar iniciativas de interlocução do MP com a sociedade civil e poderes constituídos. É uma alternativa extrajudicial de atuação da instituição para o alcance da efetivação das políticas públicas na área da Educação.

Para a implantação do Bem Educar é preciso que as lideranças interessadas em colaborar com a resolução sejam identificadas, formando-se o grupo de trabalho que irá, junto com o promotor de Justiça Fernando Gomes Rosa, o Centro de Apoio Operacional da Educação e a Coordenadoria de Apoio à Atuação Extrajudicial, desenvolver o cronograma de atividades para a obtenção dos resultados. Em Goiandira, o grupo é formado por diretores e professores de escolas municipais e estaduais, conselheiros tutelares, alunos e líderes religiosos.

Problemas levantados
As deficiências apontadas na audiência pública estão relacionadas à estrutura inadequada de algumas escolas, à perda da estrutura familiar, à educação versus escolarização e a disputa da escola tradicional com as novas tecnologias. Entretanto, foi a preocupação com a indisciplina escolar, com ocorrência nas diversas unidades instaladas em Goianira, que levou o grupo a optar pela melhoria no campo relacional da comunidade escolar, contemplando, desta forma, outros três itens: a falta de motivação dos professores e também dos alunos e a falta de participação dos pais na vida dos estudantes.

Esses últimos tópicos abrem espaços para o debate sobre o desinteresse do aluno, estudantes que perturbam as aulas, a falta de interesse em aprender, a desatenção e o excesso de aulas tradicionais sem apoio de tecnologias, bem como o desencontro entre pais, professores e alunos e até a perda do respeito de estudantes e seus pais com os educadores. De acordo com a equipe da Caej, a escolha da melhoria da qualidade de ensino a partir do investimento nas relações humanas é inédita, considerando as demandas tratadas pelo Programa do Bem Educar no Estado.

Soluções
Antevendo as possibilidades para resolver esta demanda, o grupo deverá buscar a capacitação adequada para os problemas pontuais, por meio de aprendizado para mediação de conflitos e atendimento a redes.

A ideia é de que todo o grupo de trabalho participe do curso, bem como três pessoas indicadas pelas escolas existentes em Goiandira e também em Nova Aurora, termo judiciário daquela comarca e que tem representação no grupo.

Outras ações serão delimitadas pela equipe no curso do programa, sem perder de vista, entretanto, as demais demandas apontadas inicialmente. (Postado por Marília Assunção – Texto e fotos: Cristiani Honório / Assessoria de Comunicação Social do MP-GO)

 

 

Fotos
Promotor levou o Bem Educar para o município

Promotor levou o Bem Educar para o município

Diretores, professores e alunos estão representados no grupo

Diretores, professores e alunos estão representados no grupo

Melhoria das relações pretende minimizar indisciplina

Melhoria das relações pretende minimizar indisciplina

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