Iniciativa de neutralização de carbono incentivada pelo MP-GO promove plantio de mudas
O Parque Municipal Ecológico Rosa dos Ventos, no município de Nerópolis, recebeu na última sexta-feira (14/12) o plantio de 820 mudas de árvores. A ação fez parte do Programa de Neutralização do Carbono na Área de Proteção Ambiental (APA) do Ribeirão João Leite, que também já promoveu o reflorestamento de áreas degradadas no município de Terezópolis de Goiás, em janeiro passado. A ideia surgiu por parte do Ministério Público de Goiás, que sugeriu ao Sebrae fazer o estudo e implementar a compensação.
As mudas de 35 espécies nativas do Cerrado foram plantadas junto à mata ciliar do Córrego Capivara para neutralização do carbono emitido durante a Feira do Empreendedor 2012, evento realizado pelo Serviço de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás). Segundo o diretor técnico da entidade, Wanderson Portugal, “o plantio pode compensar os efeitos causados à natureza nos quatro dias do evento, de 28 de junho a 1º de junho”.
Segundo esclareceu a promotora Elaini Cristina Trevisan, da 1ª Promotoria de Justiça de Nerópolis, logo que apresentada a sugestão pelo MP, o Sebrae viabilizou o projeto e adquiriu as mudas.
A consultora do Sebrae Goiás, Luíza Godoy, salientou que as árvores cobrem 7,4 mil metros quadrados do parque, devendo frutificar entre cinco e sete anos. Alunos de escolas da rede municipal de ensino de Nerópolis participaram do plantio. Conforme apontou a promotora Elaini Cristina Trevisan, que é presidente da Comissão de Gestão Ambiental do MP-GO, o projeto de recuperação da área onde hoje é localizado o parque surgiu em razão de dano causado ao meio ambiente do município, que fica a 36 km de Goiânia. “Por isso, o parque ecológico é voltado à educação ambiental”, observou.
São parceiros da ação, além do Ministério Público de Goiás, o Consórcio Intermunicipal da APA do Ribeirão João Leite, a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater Goiás), e prefeitura de Nerópolis.
Educação Ambiental
Além do reflorestamento, a programação contou ainda com a apresentação da oficina de educação ambiental realizada com os cinco Clubinhos Ambientais das escolas municipais de Nerópolis. Coordenados pelo fotógrafo Nunes D´Acosta, os cerca de 40 alunos, entre 8 e 13 anos, participaram de uma oficina de fotografia, com registros da fauna e flora locais.
O profissional, que participou voluntariamente da iniciativa, esteve presente para apresentar o resultado da oficina. As fotografias feitas pelos alunos foram montadas em um painel, que será afixado na recepção da sede das Promotorias de Justiça de Nerópolis, como registro e incentivo das ações.
Os registros também serão expostos nas escolas participantes, como parte da “arte urbana” de cada escola envolvida, que será incentivada a trabalhar o projeto no próximo ano letivo com seus alunos. (Postado por Marília Assunção – Texto: Cristina Rosa / Assessoria de Comunicação Social do MP-GO – fotos: Edmar Wellington e Arquivo da Promotoria de Nerópolis)
Painel que foi elaborado a partir de fotos feitas pelos alunos durante a oficina