Skip links

ITAITUBA: Semana do júri prossegue com mais dois julgamentos

A Semana Nacional do Júri segue a todo vapor em Itaituba com o julgamento de mais dois réus. O primeiro ocorreu no período da manhã, tendo como réu Reginaldo Araujo da Silva, vulgo “Didino”. À tarde, o segundo júri julgou o processo contra a ré Edileuza Teixeira Costa. O juiz Sidney Pomar Falcão presidiu as sessões, que tiveram como representante do MP a promotora de justiça Magdalena Torres Teixeira e Antonio Lima Pereira como advogado de defesa em ambos os processos.

O crime relacionado ao primeiro júri ocorreu em 21 de dezembro de 2002, no “bar do Manin”, em Itaituba, quando o réu Reginaldo Araujo da Silva tentou matar Francisco José Marcos, o “Buda”, a golpes de facão. A motivação do crime teria sido o fato do réu não aceitar o fato de sua ex-companheira, Arlenice, tê-lo abandonado para conviver com a vítima.

Neste júri não compareceram o réu, nem a vítima e testemunhas. O réu encontra-se foragido, mas foi condenado a 4 anos de reclusão em regime inicialmente semiaberto, mas foi declarada extinta a punibilidade pela prescrição punitiva.

O segundo júri ocorreu à tarde, para julgar a ré Edileuza Teixeira Costa, que no dia 10 de outubro de 1995 assassinou com golpes de faca a vítima Rita Ferreira Costa, em via pública, em frente a casa da denunciada, em Itaituba. Havia um desentendimento entre as duas devido uma discussão ocorrida quando estas retornavam do garimpo Bom Jardim, porque o ouro que a vítima transportava desapareceu e os demais passageiros da voadeira em que se encontravam tiveram que ser revistados.

Duas testemunhas prestaram depoimento em plenário e os jurados reconheceram a torpeza e o recurso que impossibilitou a defesa da vítima, sendo a acusada condenada a pena de 17 anos de reclusão.

Texto: Lila Bemerguy, com informações da PJ de Itaituba

Nosso site utiliza cookies para aprimorar a sua navegação