Liminar ao MP-GO garante neurocirurgia a paciente
A juíza Débora Letícia Dias Veríssimo acolheu liminar em mandado de segurança impetrado pelo Ministério Público de Goiás, por iniciativa da promotora de Justiça Juliana Giovanini Gonçalves, e determinou que o município de Santa Helena agende uma neurocirurgia para um cidadão do município acometido de uma lesão expansiva no cérebro. A magistrada determinou ainda que o procedimento seja agendado no prazo de 10 dias, com a realização de exames pré-operatórios e da cirurgia, no prazo máximo de 60 dias.
Segundo esclareceu a promotora no pedido, o paciente Cloves Honório Marques, de 46 anos, é portador de uma volumosa lesão expansiva no cérebro, associada a dilatação aneurismática de veia. Consta no documento, que o SUS se dispôs a custear apenas a cirurgia convencional, implicando na abertura da caixa craniana e exposição do cérebro, o que iria expor o paciente a altos riscos, especialmente pelo seu histórico de saúde.
Contudo, pela liminar acolhida, o paciente será submetido a uma cirurgia menos invasiva, conforme prescrição do médico que acompanha o paciente. O procedimento será realizado sob custeio do município. (Postado por Marília Assunção – Texto: Cristina Rosa / Assessoria de Comunicação Social do MP-GO)