MARABÁ: Promotoria realiza reunião ordinária para discutir saúde no município
MARABÁ: Promotoria realiza reunião ordinária para discutir saúde no município
O Ministério Público do Estado do Pará, por meio dos promotores de Justiça Mayanna Silva de Souza Queiroz e Arlindo Jorge Cabral Junior, participou na última quinta-feira, 14, de reunião organizada pela Comissão Intergestora Regional Carajás da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) para discutir questões referentes à saúde, no auditório das promotorias de Justiça de Marabá. Entre os temas abordados, destacam-se: a demanda reprimida das cirurgias otorrinolaringologista, o Sistema Estadual de Regulação (SER) e a judicialização da Saúde.
A promotora de Justiça Mayanna Queiroz, que abordou a judicialização da saúde, a falta de investimento na área e a falta de estrutura básica comenta:
“Foi bastante produtivo. Esclarecemos problemas, direcionamos providências e formas de atuação dos outros órgãos”. Ela destaca também, “É papel do ministério público garantir ao cidadão o seu direito básico da saúde”.
Durante a reunião foram feitos informes da Rede de urgência, saúde mental e rede cegonha; a gestação de alto risco e consultas e internações do HRSP, o calendário de vacinação do 2ª semestre e o fluxo de oncologia.
Compareceram também ao evento os expositores chefe da doca Irizan Silva, o secretário de saúde de Itupiranga Antonio Helder Tavares e representantes da Sespa.
Texto: Fernanda Palheta (graduanda em jornalismo), com informações da PJ de Marabá
Fotos: PJ de Marabá
Revisão: Edyr Falcão