Skip links

MARANHÃO – Membros do MPMA são homenageados pela Ecoliga

O procurador-geral de justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho, e o subcorregedor-geral do Ministério Público do Maranhão, Marco Antônio Anchieta Guerreiro, que também é coordenador do Projeto Integrar, foram homenageados nesta quarta-feira, 22, durante a cerimônia de adesão da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) à Ecoliga. A rede engloba instituições públicas maranhenses com o objetivo de aprimorar a gestão socioambiental e fomentar o desenvolvimento sustentável.

Os membros do Ministério Público receberam placas de homenagem por sua atuação na busca por práticas ambientalmente sustentáveis na instituição. Também foram premiados integrantes dos outros órgãos que compõem a Ecoliga: Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT), Justiça Federal, Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA).

Durante o evento, Luiz Gonzaga Coelho reforçou a importância de que os órgãos públicos adotem medidas de sustentabilidade em suas administrações, servindo de exemplo para a sociedade. “A Ecoliga está cumprindo este papel”, ressaltou o procurador-geral de justiça, parabenizando a UEMA pelo ingresso no grupo.

O procurador-geral de justiça também falou sobre o Programa Integrar, instituído em novembro de 2016, em um momento de crise ambiental e econômica, que busca fomentar uma maior consciência ambiental entre membros e servidores da instituição, sensibilizando-os para a adoção de práticas sustentáveis.

Luiz Gonzaga Coelho citou os seis eixos de atuação do programa, que englobam aspectos ambientais e de qualidade de vida no trabalho, elencando algumas das ações desenvolvidas, como a criação de “vagas verdes” para membros e servidores que compartilham carros em seu trajeto ao trabalho.

Durante o evento, a coordenadora de Gestão Socioambiental do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), Adriana Moreira Tostes Ribeiro, apresentou a palestra “Plano de logística sustentável – Risco ou oportunidade de gestão?”.

ECOLIGA
A Ecoliga foi criada em 2016 para fomentar, inicialmente, a gestão socioambiental do Tribunal de Justiça do Maranhão, Tribunal Regional Eleitoral, Tribunal Regional do Trabalho e Justiça Federal. Posteriormente, a rede de parceiros vem sendo ampliada, contando com oito instituições após a inserção da UEMA.

Os integrantes da Ecoliga têm como atribuições comuns: racionalização e redução de custos; logística integrada de veículos; capacitação e produção científica; destinação adequada de resíduos; e compras sustentáveis e compartilhadas.

INTEGRAR
O Programa de Gestão ambiental do Ministério Público do Estado do Maranhão busca promover a conscientização interna de membros e servidores e desenvolver uma eficiente política institucional de práticas sustentáveis por meio de uma série de ações voltadas à preservação do meio ambiente e, consequentemente, à racionalização dos recursos públicos disponíveis.

O Programa busca integrar o corpo humano da instituição à causa ambiental, utilizando a sensibilização como principal ferramenta. O Integrar possui seis áreas de atuação: uso racional dos recursos naturais e bens públicos; gestão adequada dos resíduos gerados; qualidade de vida no ambiente de trabalho; licitações sustentáveis; sensibilização e capacitação dos servidores; e obras e reformas sustentáveis.

Redação: CCOM-MPMA

Nosso site utiliza cookies para aprimorar a sua navegação