Mídia alternativa é lançada em 60 panificadoras para alertar para o uso seguro da internet
Os consumidores de 60 panificadoras da capital e mais três cidades goianas poderão levar para casa, além de pães e quitutes, uma importante mensagem com dicas sobre o uso seguro da internet, impressa em sacos de papel. A mídia alternativa da campanha “Perigos da Internet” foi lançada hoje (23/11) pelo Ministério Público de Goiás, na Panificadora Maná, no Setor Nova Suíça, em Goiânia, com ampla cobertura dos meios de comunicação – muitos dos quais têm apoiado a campanha veiculando gratuitamente o vídeo principal.
A proposta da campanha agora é divulgar, por meio desta mídia alternativa (sacos de pães), um alerta sobre os riscos existentes para crianças e adolescentes na rede de computadores. A pedido do Centro de Apoio Operacional (CAO) da Infância e Juventude, o Núcleo de Publicidade e Marketing do MP elaborou e coordenou a ideia da campanha, que será desenvolvida inicialmente nos municípios de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis e Trindade.
A coordenadora do CAO Infância, Liana Antunes Vieira Tormin, destacou que a proposta é facilitar o compartilhamento de informações importantes. “Queremos que estas dicas de segurança sejam discutidas em casa, por pais e filhos, já que crianças e adolescentes são vítimas de vários crimes pela rede, especialmente os de natureza sexual”, afirmou.
Ela acrescentou que este é um público bastante vulnerável e, por isso, merece atenção e acompanhamento dos responsáveis. “Ao postar fotos íntimas na internet, deixar informações pessoais e manter conversas virtuais com desconhecidos, os adolescentes tornam-se alvos de aliciadores”, reiterou a promotora, alertando para a necessidade de atitudes preventivas dos pais.
Também prestigiou o lançamento da mídia o presidente do Sindicato da Indústria de Panificação de Goiás (Sindipão), Luiz Gonzaga, que enfatizou a importância da campanha. Ele observou ainda a visibilidade do material, tendo em vista que o pão é um artigo consumido diariamente e que fica disponível sobre a mesa de muitas famílias, facilitando o acesso à divulgação. Júlio Vilela, representante da SacMídia, empresa de mídia alternativa, também esteve no lançamento.
Prevenção
Monitorar a navegação dos filhos já é uma atitude preventiva seguida por Júnior César Souto Ele tem quatro filhos e garante esta vigilância por meio de um programa específico de monitoramento. Júnior Souto achou importante a iniciativa do MP-GO, e até deixou uma dica: “Não custa nada de vez em quando chegar de surpresa e dar uma espiada nos sites em que eles (os filhos) estão navegando”.
Maria Lúcia de Sousa também garantiu que acompanha o que a filha, de 13 anos, faz pela internet. “Eu costumo ver os sites que ela entrou e, inclusive, peço para ver a caixa de e-mails”, explicou. Iniciando a leitura das dicas ainda na padaria, Maria Lúcia disse que iria passar as dicas para a filha.
Contudo, apesar destes exemplos, pesquisa do Comitê Gestor da Internet realizada em 2010 aponta que 21% dos pais que têm crianças com idade entre 5 e 9 anos não fazem nenhum tipo de de restrição ou controle ao uso da internet. Por isso a preocupação do Ministério Público goiano.
Desdobramento
A campanha “Perigos na Internet” é um desdobramento da campanha “Criança não é Brinquedo”, lançada em 2011, com o objetivo de conscientizar sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes. Para esta nova proposta, peças publicitárias já vêm sendo divulgadas em emissoras de rádio e TV. Para a divulgação por meio desta mídia alternativa foram confeccionados 111 mil sacos de pão.
Outro instrumento de divulgação que está sendo desenvolvido é um game para web, que terá em seu conteúdo informações para pais e filhos sobre navegação segura. O aplicativo será composto por quiz (jogo de perguntas e respostas), um game estilo Pac-Man e jogo da memória. O lançamento deste produto ainda está sendo planejado. (Postado por Marília Assunção – Texto: Cristina Rosa – foto: Joao Sérgio / Assessoria de Comunicação Social do MP-GO)
Cenas da distribuição das embalagens iniciada hoje
Coordenadora da Infância e Juventude esclareceu os objetivos da campanha
Maria Lúcia garantiu que vai repassar as informações para sua filha, de 13 anos