Skip links

Mídia alternativa é lançada em 60 panificadoras para alertar para o uso seguro da internet

Mídia alternativa foi lançada hoje para a campanha Perigos na internet
 
 
Mídia alternativa foi lançada hoje em panificadoras para a campanha Perigos na internet

 

Os consumidores de 60 panificadoras da capital e mais três cidades goianas poderão levar para casa, além de pães e quitutes, uma importante mensagem com dicas sobre o uso seguro da internet, impressa em sacos de papel. A mídia alternativa da campanha “Perigos da Internet” foi lançada hoje (23/11) pelo Ministério Público de Goiás, na Panificadora Maná, no Setor Nova Suíça, em Goiânia, com ampla cobertura dos meios de comunicação – muitos dos quais têm apoiado a campanha veiculando gratuitamente o vídeo principal.

A proposta da campanha agora é divulgar, por meio desta mídia alternativa (sacos de pães), um alerta sobre os riscos existentes para crianças e adolescentes na rede de computadores. A pedido do Centro de Apoio Operacional (CAO) da Infância e Juventude, o Núcleo de Publicidade e Marketing do MP elaborou e coordenou a ideia da campanha, que será desenvolvida inicialmente nos municípios de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis e Trindade.

A coordenadora do CAO Infância, Liana Antunes Vieira Tormin, destacou que a proposta é facilitar o compartilhamento de informações importantes. “Queremos que estas dicas de segurança sejam discutidas em casa, por pais e filhos, já que crianças e adolescentes são vítimas de vários crimes pela rede, especialmente os de natureza sexual”, afirmou.

Ela acrescentou que este é um público bastante vulnerável e, por isso, merece atenção e acompanhamento dos responsáveis. “Ao postar fotos íntimas na internet, deixar informações pessoais e manter conversas virtuais com desconhecidos, os adolescentes tornam-se alvos de aliciadores”, reiterou a promotora, alertando para a necessidade de atitudes preventivas dos pais.

Também prestigiou o lançamento da mídia o presidente do Sindicato da Indústria de Panificação de Goiás (Sindipão), Luiz Gonzaga, que enfatizou a importância da campanha. Ele observou ainda a visibilidade do material, tendo em vista que o pão é um artigo consumido diariamente e que fica disponível sobre a mesa de muitas famílias, facilitando o acesso à divulgação. Júlio Vilela, representante da SacMídia, empresa de mídia alternativa, também esteve no lançamento.

Prevenção
Monitorar a navegação dos filhos já é uma atitude preventiva seguida por Júnior César Souto Ele tem quatro filhos e garante esta vigilância por meio de um programa específico de monitoramento. Júnior Souto achou importante a iniciativa do MP-GO, e até deixou uma dica: “Não custa nada de vez em quando chegar de surpresa e dar uma espiada nos sites em que eles (os filhos) estão navegando”.

Maria Lúcia de Sousa também garantiu que acompanha o que a filha, de 13 anos, faz pela internet. “Eu costumo ver os sites que ela entrou e, inclusive, peço para ver a caixa de e-mails”, explicou. Iniciando a leitura das dicas ainda na padaria, Maria Lúcia disse que iria passar as dicas para a filha.

Contudo, apesar destes exemplos, pesquisa do Comitê Gestor da Internet realizada em 2010 aponta que 21% dos pais que têm crianças com idade entre 5 e 9 anos não fazem nenhum tipo de de restrição ou controle ao uso da internet. Por isso a preocupação do Ministério Público goiano.

Desdobramento
A campanha “Perigos na Internet” é um desdobramento da campanha “Criança não é Brinquedo”, lançada em 2011, com o objetivo de conscientizar sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes. Para esta nova proposta, peças publicitárias já vêm sendo divulgadas em emissoras de rádio e TV. Para a divulgação por meio desta mídia alternativa foram confeccionados 111 mil sacos de pão.

Outro instrumento de divulgação que está sendo desenvolvido é um game para web, que terá em seu conteúdo informações para pais e filhos sobre navegação segura. O aplicativo será composto por quiz (jogo de perguntas e respostas), um game estilo Pac-Man e jogo da memória. O lançamento deste produto ainda está sendo planejado. (Postado por Marília AssunçãoTexto: Cristina Rosa – foto: Joao Sérgio / Assessoria de Comunicação Social do MP-GO)

 

Fotos
Cenas da distribuição das embalagens iniciada hoje

Cenas da distribuição das embalagens iniciada hoje

Coordenadora da Infância e Juventude esclareceu os objetivos da campanha

Coordenadora da Infância e Juventude esclareceu os objetivos da campanha

Maria Lúcia garantiu que vai repassar as informações para sua filha, de 13 anos

Maria Lúcia garantiu que vai repassar as informações para sua filha, de 13 anos

Nosso site utiliza cookies para aprimorar a sua navegação