MINAS GERAIS: MP Itinerante percorre três cidades mineiras levando ações sociais e atendimento personalizado à população
Na estrada desde 2010, o MP Itinerante, projeto que busca aproximar o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) da sociedade, percorreu três cidades mineiras neste mês de outubro de 2014. Organizado pela Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Sociais (Cimos) do MPMG, a Caravana da Cidadania esteve, entre os dias 21 e 23, nas cidades de Frei Lagonegro, Serra Azul de Minas e Santo Antônio do Itambé, municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), localizados na Região de Rio Doce mineiro.
Os moradores desses municípios tiveram a oportunidade de retirar segunda via de certidões de nascimento, de óbito e de casamento, por meio do trabalho do Sindicato dos Oficiais de Registro Civil (Recivil). Conseguiram a emissão de carteiras de identidade com a Polícia Civil (PC). Tiveram auxílio previdenciário proporcionado pela Previdência Social, em parceria com o Programa de Inclusão e Educação Previdenciária (Piep), da Faculdade Milton Campos. Assistiram, por meio do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), à palestra A curiosa história de Virgulino Pena, realizada por integrantes da Polícia Militar (PM).
Já os promotores de Justiça Renato Ferreira e Éster Carvalho realizaram atendimento à comunidade e falaram a mais de 1.500 estudantes sobre a atuação do MPMG no combate a corrupção, sobre a importância dos estudos para a melhoria de vida e sobre os deveres e direitos de crianças e adolescentes. E a terapeuta, especialista em dependência química, Cláudia Maria de Cristo, do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Álcool e Drogas (Conead), realizou a palestra Drogas: o problema é meu, é teu, é nosso. Além disso, reuniu-se com integrantes do Poder Público, da comunidade e da PM para articular a criação de conselhos municipais de álcool e drogas.
Os integrantes da Cimos Cezar Moreno e Luiz Tarcísio conversaram com representantes de povos e comunidades tradicionais desses municípios sobre a posse de terra, a forma de conseguir o reconhecimento desses grupos pelo Poder Público e as especificidades culturais que os caracterizam e os distinguem. A comunidade desses municípios teve a oportunidade ainda de mostrar sua cultura por meio de apresentações teatrais, musicais, de dança, de roda de capoeira e de banda de música. Crianças e adolescentes participaram ativamente do MP Itinerante.
Ministério Público de Minas Gerais
Superintendência de Comunicação Integrada
Diretoria de Imprensa
Tel: (31) 3330-8016/3330-8166
Twitter: @MPMG_Oficial
Facebook: www.facebook.com/MPMG.oficial
27/10/2014