Skip links

Ministério Público nas Ruas vai à comunidade Amaro Branco em Olinda

 

A Comunidade de Amaro Branco, localizada na parte histórica da cidade de Olinda, irá receber, pela primeira vez, o programa Ministério Público nas Ruas, na próxima quarta-feira (12). A iniciativa do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) tem como objetivo intensificar a aproximação entre a Instituição e os povos tradicionais de matrizes africanas, promovendo a valorização da cultura da Comunidade Amaro Branco, atualmente em processo de reconhecimento como o 1º Quilombo Urbano de Pernambuco. O encontro será a partir das 8h,na Escola Sagrado Coração de Jesus (Rua Frei Afonso Maia, 199, Amaro Branco).

Na programação da reunião, está prevista a abertura pelo procurador-geral de Justiça Aguinaldo Fenelon de Barros e por membros do MPPE. Em seguida, representantes da Comunidade Amaro Branco, Movimento Negro Unificado e convidados terão a oportunidade de expor suas opiniões a respeito do tema aos representantes do MPPE, que também farão explanações. Ao final, serão feitos encaminhamentos sobre o processo de reconhecimento da comunidade como Quilombo Urbano.

O programa MP Nas Ruas nasceu em Petrolina, pela iniciativa do promotor de Justiça Júlio César Soares. A iniciativa foi adotada pelo procurador-geral de Justiça Aguinaldo Fenelon de Barros e transformada em ação permanente na Instituição, passando por diversas cidades de todas as regiões do Estado. Nos encontros, o coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa da Cidadania (Caop Cidadania), promotor de Justiça Marco Aurélio Farias, reúne integrantes da sociedade civil organizada e dar a oportunidade para que eles apontem quais as ações prioritárias do MPPE para a região, ou comunidade.

O bairro de Amaro Branco tem em seus limites as Ruas São Miguel, Cauxita, João Ubaldo de Miranda, Travessa Sarapião, Rua Bispo Coutinho e Travessa Luiz Gomes. Antigamente, a localidade era uma vila de pescadores, hoje, a localidade é palco de uma rica cultura musical, com foco no coco de roda e já foi alvo de documentários e exposições fotográficas.

 

 

Nosso site utiliza cookies para aprimorar a sua navegação