Skip links

Mobilização inédita do MP goiano marca combate ao abuso e tráfico de drogas

Em uma ação inédita do Ministério Público de Goiás foi realizada esta semana uma ampla mobilização em Goiânia para marcar o Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico de Drogas, data que foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) e que é lembrada em 26 de junho. 

 O procurador-geral de Justiça, Benedito Torres Neto, esteve no Parque Vaca Brava no lançamento da mobilização às 7h00 de terça-feira. Além do Vaca Brava, outros parques da cidade e shopping centers foram escolhidos para serem os locais de distribuição de folders informativos sobre o tema e de uma fita branca, para indicar a adesão à mobilização.

Segundo ressaltou Benedito Torres, “o envolvimento de um indivíduo com drogas faz toda a família sofrer, faz adoecer as famílias. É para evitar isto que também devemos trabalhar, até para fortalecer o tratamento, o acolhimento médico dessas pessoas”. Ele destacou ainda que o combate às drogas é um tema prioritário em sua gestão à frente do órgão. “Esta manifestação do Ministério Público é mais uma ação com foco no combate e, especialmente, na prevenção do uso de drogas, mas o MP prepara mais e apresentará um grande projeto a este respeito”, afirmou. 

Também estiveram presentes ao lançamento da campanha o promotor Maurício Alexandre Gebrim, que é coordenador do programa institucional do MP de prevenção e combate às drogas, e a coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Educação, Simone Disconsi de Sá Campos, além de servidores da instituição e integrantes do Fórum Goiano de Enfrentamento ao Uso do Crack e outras Drogas, que articulou a rede de voluntários para a distribuição do material.

De acordo com dados levantados pelo promotor Maurício Gebrim, o MP goiano ofereceu 473 denúncias por tráfico em Goiânia de janeiro de 2010 a junho deste ano. Além disso, somente na capital estão em andamento no Judiciário 2.507 processos por tráfico de drogas. No entanto, conforme destacou, a intenção da instituição é trabalhar de forma preventiva, por isso estão sendo pensadas ações dessa natureza.

A mobilização contou com a parceria da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) e de quatro shoppings de Goiânia: Araguaia Shopping, Bougainville, Goiânia Shopping e Flamboyant Shopping Center. Além do Vaca Brava, as ações de sensibilização para o problema das drogas foram realizadas também nos Parques Areião, Cascavel, Carmo Bernardes, Sabiá e Curitiba 4. Foram montadas tendas nestes locais para a divulgação da mensagem do MP em relação ao tema.

O folder distribuído tem informações sobre os efeitos produzidos pelas substâncias entorpecentes no organismo, alertando ainda para os riscos da dependência química. O material também contém orientações sobre prevenção e tratamento da dependência química, com indicação de algumas entidades de apoio e assistência.

Ao receber o material no Shopping Bougainville, o professor universitário Deoclécio Fontenele Azevedo parabenizou a iniciativa do MP goiano e sugeriu que ações como esta sejam feitas com maior frequência, para ter ampla discussão e adesão da sociedade. A mobilização também foi elogiada por integrantes do Fórum Goiano de Enfrentamento ao Uso do Crack e outras Drogas que estiveram envolvidos na ação, como a psicóloga da Agência Prisional Renata Silva Santos e o policial civil Willian Pires, que participa do Programa Escola sem Drogas, da Academia da Polícia Civil de Goiás.

A data
O 26 de junho foi instituído oficialmente no calendário da Organização das Nações Unidas como Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico de Drogas em dezembro de 1987, a partir de recomendação da Conferência Internacional sobre o Abuso e Tráfico de Drogas, realizada em 26 de junho daquele ano. Nesta data, a ONU, por meio do Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODC), divulga anualmente o Relatório Mundial de Drogas, contendo informações atualizadas do mundo todo sobre consumo, produção e tráfico de entorpecentes. (Texto: Cristina Rosa / Ascom MP-GO)

Nosso site utiliza cookies para aprimorar a sua navegação