MP-AM contribui na coleta de celulares, baterias e acessórios fora de uso
Os aparelhos celulares, notebooks, baterias e acessórios possuem vida útil curta. Depois de um determinado período de uso, por exemplo, as baterias não conseguem ter o mesmo desempenho de antes, passando a precisar de mais recargas em menos tempo. Tal sinal de desgaste demonstra que é hora de trocar a bateria antiga por uma nova. Os celulares, por sua vez, sofrem com o calor e defeitos funcionais, como falhas no microfone e no teclado, além de vírus que podem contrair através de arquivos musicais e fotográficos.
Cádmio, metal pesado, aço, níquel, lítio-íon, ouro, plástico e vidro são algumas dentre várias substâncias químicas que podem ser encontradas em baterias e celulares. A maioria são altamente nocivas ao meio ambiente e tóxicas aos seres humanos. Mas, se forem recicladas, poderão ser reaproveitadas e transformadas em novos produtos.
Pensando nisso, foi assinado no mês de abril de 2012, um termo de cooperação técnica entre o Ministério Público do Estado do Amazonas e a Nokia, onde a empresa de telecomunicações disponibilizou duas urnas para coleta de aparelhos celulares, acessórios e baterias de qualquer marca, se responsabilizando em realizar a destinação ambiental adequada. Uma encontra-se na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, no bairro Nova Esperança, e a outra no prédio anexo do MP-AM, no Aleixo, ambas em Manaus.
Na sede, a urna ficará disponível uma semana em cada andar, próxima aos elevadores. “A ideia é dar visibilidade e praticidade aos membros, servidores, colaboradores e visitantes que desejam descartar seus aparelhos celulares e acessórios”, declarou o Procurador de Justiça e Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Especializadas na Defesa do Meio Ambiente, Patrimônio Histórico e da Ordem Urbanística (CAO-MAPH-URB), Mauro Veras. No anexo, a urna está localizada na recepção.
Depois de coletado, o material é recolhido e encaminhado para um centro de triagem na cidade de São José dos Campos, em São Paulo, onde as baterias serão separadas dos demais materiais seguindo para Chicago, nos Estados Unidos, para serem recicladas e transformadas em novos produtos.
A urna disponibilizada para coleta é do modelo Take Back (ter de volta) e faz parte do projeto global de reciclagem da Nokia we: recycle. No mundo, existem mais de 5 mil pontos de coletas, desse total, mais de 250 estão no Brasil.
Fonte: www.mp.am.gov.br