MP analisa mais de 3.500 inquéritos em apenas dois dias
O Ministério Público de Rondônia realizou nos dias 13 e 14 de março o primeiro mutirão para redução do número de inquéritos antigos existentes nas Delegacias de Polícia e Promotorias de Justiça. Em apenas dois dias, foram analisados mais de 3.585 inquéritos policiais que tramitavam nas Delegacias de Polícia Civil do Estado de Rondônia, resultando na proposição de 1.826 arquivamentos, sendo oferecidas 344 denúncias, e requisitadas 1.379 diligências, entre outras manifestações.
Tais números, de acordo com a Corregedoria-Geral e o Centro de Apoio Operacional Criminal, somente foram possíveis graças à participação voluntária de servidores, estagiários, promotores e procuradores de Justiça, que abriram mão do seu lazer durante um final de semana inteiro em prol da sociedade, principal beneficiária do mutirão.
O projeto Inquérito Zero, que possui como objetivo central a redução substancial dos inquéritos policiais em tramitação no Estado, já produziu resultados significativos, superando em muito as expectativas iniciais de seus idealizadores.
O projeto é coordenado pelo Centro de Apoio Operacional Criminal (CAO-CRI) e foi desenvolvido simultaneamente em todas as Promotorias do Estado, por meio de um trabalho voluntário de membros, assistentes, estagiários e técnicos do MP.
Em Porto Velho, foram analisados 1.333 inquéritos, sendo propostos 679 arquivamentos, 154 denúncias, 469 diligências e 31 outras providências. Em Ariquemes, foram 887 inquéritos analisados, com 491 arquivamentos, 36 denúncias e 360 diligências. Em Ji-Paraná, os inquéritos analisados totalizaram 183, com 102 arquivamentos, 21 denúncias e 58 pedidos de diligências. Em Cacoal, o total de inquéritos analisados foram 100, com 22 arquivamentos, 10 denúncias e 69 diligências.