MP e parceiros definem estratégias para evitar violência no jogo Goiás x Vila
O Ministério Público de Goiás realizou na manhã desta terça-feira (1º/11) reunião onde foram definidas medidas para evitar a violência e garantir a segurança durante e depois do jogo Goiás x Vila Nova, que ocorrerá no próximo domingo (4/11), no Estádio Serra Dourada. Ficou acertado que as torcidas deverão protocolar ainda hoje um itinerário contendo o horário e o percurso que os torcedores farão após sairem do estádio. O objetivo da medida é evitar o enfrentamento entre as torcidas organizadas. Assim, os torcedores do time vencedor sairão do local somente uma hora depois do término da partida.
Além dos itinerários diferentes, foi definido que a Polícia Civil deslocará uma equipe para ficar em torno do estádio. Já o Detran, colocará à disposição do esquema quatro grupos equipados com bafômetros para a realização de blitz em zonas de acesso, detectando torcedores que estiverem dirigindo embriagados.
Pelo MP, participaram da reunião o coordenador do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (GRC), Denis Augusto Bimbati, e o coordenador do Centro de Apoio Operacional (CAO) Criminal, Bernardo Boclin. Também estiveram presentes o delegado da Polícia Civil, Washington da Conceição; o representante da Polícia Rodoviária Federal, Danilo Miguel de Lima; o diretor-geral da Federação Goiana de Futebol (FGF), Leonídio José dos Anjos; o representante da Agência Municipal de Trânsito (AMT), Sebastião da Silva Souza; o gerente de fiscalização do Procon, Antônio Gonçalves Pereira; o representante da diretoria do Detran, Márcio Vicente da Silva; o presidente da Força Jovem Goiás, Cleomar Marques de Paula; e o presidente da Torcida Organizada Esquadrão Vila Nova, Mário Abrão Júnior.
Cultura de paz
A reunião realizada hoje é uma continuidade do trabalho articulado que está sendo desenvolvido há vários meses para combater a violência nos estádios e será promovida sempre que houver necessidade. De acordo com o coordenador do CAO Criminal, Bernardo Boclin, o principal objetivo do trabalho é garantir a segurança do cidadão. Segundo ele, a participação dos dirigentes dos clubes e dos jogadores é fundamental para o êxito da articulação. “A cultura de paz que buscamos implementar precisa passar por todos os envolvidos”, afirmou. Ele lembrou que o Serra Dourada passou a ficar mais seguro após a adoção das medidas articuladas.
O coordenador do GRC, Denis Bimbati explicou que todos precisam estar preocupados com o combate à violência nos estádios. “Muitas brigas têm início por causa da rivalidade incitada pelos próprios jogadores ou dirigentes dos times e isso precisa ser evitado”, explicou. (Texto: Rafael Vaz / Estagiário da Assessoria de Comunicação Social do MP-GO / Supervisora de Estágio: Ana Cristina Arruda)