MP-GO altera nomenclatura do GRC para Gaeco
O procurador-geral de Justiça de Goiás, Benedito Torres Neto, assinou o Ato n° 63/11, alterando o Ato n° 06/02, que dispõe sobre a nomenclatura do Grupo de Repressão ao Crime Organizado do Ministério Público do Goiás (GRC). Assim, ele passa a ser denominado “Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado” (Gaeco).
A medida visa alinhar a nomenclatura do grupo goiano às demais organizações congêneres de ponta no cenário do Grupo Nacional de Combate às Organização Criminosas (GNCOC), padronizando sua identificação.
O Gaeco tem por finalidade identificar, prevenir e reprimir o crime organizado e as atividades ilícitas especializadas no Estado, bem como integrar promotorias e procuradorias de Justiça paras atuações conjuntas.
Existente há quase dez anos, o grupo tem atuado fortemente contra as práticas criminosas organizadas no Estado, desenvolvendo forças-tarefa e operações como a Ouro Negro e a Carta Marcada e, mais recentemente, as Operações Propina Verde, Sexto Mandamento e Fundo Corrosivo.
Assinado no último dia 1°, o ato deve ser publicado nos próximos dias no Diário Oficial do Ministério Público. (Cristiani Honório / Assessoria de Comunicação Social do MP-GO)