MPPE destaca responsabilidade social da Petrobras
“Quando vejo aqui uma grande empresa como a Petrobras dando esse belo exemplo de responsabilidade social, percebo que juntos podemos construir mais”, disse Fenelon, lembrando que “o empresariado brasileiro precisa dessa visão social que a Petrobras tem para fazer do Brasil um país menos desigual”. Reforçando a parceria entre o MPPE e a Petrobras, o procurador-geral de Justiça, Aguinaldo Fenelon, abriu a solenidade na manhã desta quarta-feira (11), no Mar Hotel, em Boa Viagem, da solenidade de divulgação dos resultados da seleção pública Integração Petrobras Comunidades Suape 2013 (IPC-Suape), com a escolha dos oito projetos sociais para obter da Petrobras o patrocínio de R$ 3 milhões, no período de dois anos.
Por sua vez, o diretor-presidente da Refinaria Abreu e Lima, Marcelino Guedes, destacou que “a Petrobras tem desenvolvido grande esforço na direção da responsabilidade social e no compromisso com o povo brasileiro, essa gente que inspira a gente”. A seleção pública foi destinada exclusivamente a projetos desenvolvidos no território estratégico de Suape, área de influência da Refinaria Abreu e da Petroquímica, que abrange oito municípios – Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Ipojuca, Escada, Ribeirão, Sirinhaém e Rio Formoso.
Foram selecionados três projetos no Cabo de Santo Agostinho: Feira cultural de Gaibu, Atelier Massangana e Trabalho é atitude, do Instituto de Apoio Técnico Especializado à Cidadania. Em Jaboatão dos Guararapes, outros três projetos: Plano futuro técnico, Construir e Educomídias – Comunicando ideias sustentáveis. Por fim, dois projetos selecionados no município de Ipojuca: Mulheres marisqueiras e Unidos pela inclusão social.
O patrocínio desses oito projetos é resultado de uma série de encontros realizados entre a Refinaria Abreu e Lima e o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) durante mais de um ano. Em maio de 2012, uma reunião entre o procurador-geral de Justiça e o diretor-presidente da Refinaria Abreu e Lima serviu para o lançamento das bases de uma parceria da empresa com o MPPE voltada para formulação e execução de ações de enfrentamento aos problemas sociais gerados pelos investimentos no Porto de Suape.
Fenelon destacou que a Petrobras, ao convidar o MPPE para conversar e ouvir as empresas consorciadas em busca de saídas para os problemas sociais gerados pelos grandes empreendimentos de Suape nos oito municípios que integram seu território estratégico, “deu um exemplo ímpar de responsabilidade social, que deveria ser seguido por outras empresas em todo o País”.
Ao final do evento, o diretor-presidente da Refinaria expôs uma preocupação da Petrobras com o déficit social, reforçando a posição do procurador-geral, que será legado à região após o final das obras de construção. Hoje, estão empregados, aproximadamente, 43 mil pessoas no canteiro de obras, mas quando a refinaria estiver pronta, apenas mil vão trabalhar no empreendimento. “A empresa se preocupa, pois estes trabalhadores foram treinados, capacitados e estão preparados para outros empreendimentos em Pernambuco ou pelo Brasil. A Petrobras está pronta para colaborar com um programa de alocação desses profissionais”, finalizou Marcelino Guedes.