MPPE é homenageado pelo Caxangá Ágape no Recife
O Caxangá Ágape promoveu almoço-assembleia na tarde desta quarta-feira (31), no restaurante Boi e Brasa, no Pina, em homenagem ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE). Na oportunidade, o deputado federal Raul Henry fez a saudação à instituição homenageada, lembrando o trabalho do Ministério Público Brasileiro “na construção de um inegável e inestimável patrimônio democrático, ao defender os direitos dos mais pobres e desamparados”. Ainda de acordo com o orador, “o Ministério Público tem sido incansável na defesa do estado republicano, separando o que é público do que é privado”.
Em seguida, o presidente do Caxangá Ágape, Fernando Freire, citou o artigo 127 da Constituição Cidadã, que define o papel do Ministério Público Brasileiro, “cuja missão é quase um sacerdócio”. E afirmou que “a importante vitória contra a PEC 37, permitindo ao Ministério Público Brasileiro manter suas prerrogativas de investigação criminal, teve como principal aliado o povo, que saiu às ruas em defesa desta Instituição porque entende que o Ministério Público é seu guardião”.
Por sua vez, o procurador-geral de Justiça, Aguinaldo Fenelon, disse que “os jovens que foram às ruas, sem máscaras, clamar por mudanças no País, defendem as mesmas bandeiras defendidas pelo Ministério Público, a exemplo da luta contra a corrupção, por melhores condições na saúde pública e na educação. Este é o Brasil sem máscaras”.
Ainda falando em nome da instituição homenageada, Fenelon disse que o Ministério Público de Pernambuco desenvolve catorze projetos de cidadania, entre os quais se destaca o Pernambuco contra o crack, que acaba de conquistar o primeiro lugar do Prêmio do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), em Brasília, na categoria Induções de políticas públicas. “Este é um Ministério Público inovador, que está mais perto do povo, que conversa com o povo e por isso está sempre em sintonia com a sociedade”, argumentou.
Com relação à votação da PEC 37, o procurador-geral lembrou que o povo foi às ruas dar uma resposta positiva ao Ministério Público “porque é este Ministério Público que defende as causas da sociedade. Porém precisamos nos aproximar ainda mais, conversar mais, e é isso o que estamos buscando”. Em seguida, definiu a homenagem como “um sinal da responsabilidade que temos para ajudar a construir um Pernambuco melhor, na medida em que contribuímos com a indução de políticas públicas”.
À sessão presidida pelo dirigente do Caxangá Ágape, Fernando Freire, estiveram presentes procuradores e promotores de Justiça, o vice-governador João Lyra Neto, o presidente da Associação do MPPE, Vladimir Acioli, os deputados estaduais Raquel Lyra, Terezinha Nunes, José Maurício e Tony Gel (representando o presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Uchoa) e o vereador do Recife Jayme Asfora. Também presentes o advogado Braga Sá, os desembargadores Gustavo Paes de Andrade e Érik Simões, a defensora pública geral Marta Freire e o secretário estadual de Administração Décio Padilha, além de representantes das polícias Civil e Militar.