Skip links

MPRJ e Turma da Mônica lançam parceria

Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão chegaram com a turma ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ). Em uma parceria inédita, o MPRJ e a Mauricio de Sousa Produções lançaram, nesta segunda-feira (14/05), a revista “Turma da Mônica e o Ministério Público”. A parceria também inclui a Secretaria de Estado de Educação, e os quadrinhos vão ser distribuídos nas escolas públicas de todo o Estado, para estudantes entre 9 e 15 anos. O objetivo do gibi é explicar a crianças e adolescentes o papel desempenhado pelo MP em prol da sociedade, dando ênfase à questão do meio ambiente, à defesa do consumidor e aos direitos da criança e do adolescente.

“Esta é uma iniciativa espetacular. Termos personagens como a Mônica e o Cebolinha explicando para crianças e adolescentes o que é a Instituição do Ministério Público e o que faz o Promotor de Justiça em suas diversas áreas de atuação vai ser um grande ganho para a sociedade como um todo. Teremos o jovem conhecendo o MP, as suas ferramentas, atribuições e suas áreas de atuação e, por isso, a sociedade vai ficar bem mais informada. A nova geração já cresce conhecendo a importância do Ministério Público”, afirmou o Procurador-Geral de Justiça, Cláudio Lopes.

Feliz com a parceria, Mauricio de Sousa disse que este é o primeiro de muitos trabalhos em conjunto que podem ser feitos. “Até eu ignorava algumas particularidades da atuação do Ministério Público. São serviços tão importantes e, ao mesmo tempo, meio desconhecidos da maioria da população. Contar uma história, explicar um fato, uma atividade pelos quadrinhos facilita muito o entendimento não só para as crianças como para os adultos também”, explicou Mauricio de Sousa.

O gibi mostra a atuação de um Promotor de Justiça em defesa do meio ambiente, socorrendo os incansáveis personagens de Mauricio: Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali. Os quadrinhos também explicam o papel do MP – Procuradores e Promotores de Justiça – em diferentes áreas de atuação, como na defesa de interesses sociais e coletivos, do direito à saúde e ao ensino público; em favor das crianças, adolescentes e idosos; no combate ao crime e à corrupção; na defesa do consumidor, da mulher (Lei Maria da Penha) e de minorias.

A ideia de fazer um gibi com a Turma da Mônica surgiu a partir de uma conversa do PGJ com os filhos, Igor Fernandes Lopes, 14 anos, e Renan Fernandes Lopes, 13. “Um dia meu pai chegou em casa com outra revista que tinha o mesmo objetivo de explicar para as crianças a atuação do Ministério Público. Perguntamos a ele: ‘Pai, por que você não faz também uma revistinha da Turma da Mônica? Vai ser muito mais lida’”, relembrou Igor, que, com o irmão, guarda, com muito carinho, um acervo de quase duas mil revistinhas da Turma da Mônica. “Eu disse a eles que era difícil isso acontecer, mas meus filhos rebateram: ‘Pai, para ter objetivos grandes, é preciso pensar grande’. Fui dormir com essa idéia, que acabou amadurecendo e se tornou realidade”, comemorou Cláudio Lopes.

A revista sai com uma tiragem de cerca de um milhão de exemplares e começa a ser distribuída esta semana pela Secretaria de Estado de Educação a alunos da rede pública e particular do Rio. “O gibi nos possibilita levarmos a consciência de direitos para os nossos jovens. Eles multiplicam o aprendizado em casa. Foi uma ideia sensacional que vai gerar muitos frutos”, disse o Secretário de Estado de Educação, Wilson Risolia.

O gibi também será distribuído durante palestras ministradas a alunos da rede estadual de ensino por Promotores de Justiça. A iniciativa reforça o projeto MP nas Escolas, que busca justamente mostrar aos jovens o trabalho desenvolvido pelo Ministério Público.

Também participaram da cerimônia de lançamento o Subprocurador-Geral de Justiça de Planejamento Institucional, Carlos Roberto de Castro Jatahy; a Coordenadora do Centro de Estudos Jurídicos, Procuradora de Justiça Maria Cristina Palhares dos Anjos Tellechea; a Subcorregedora-Geral Lígia Portes Santos; o Presidente do Centro dos Procuradores de Justiça do Rio de Janeiro (CEPROJUS), Procurador de Justiça Hugo Jerke; o Diretor Operacional da Cooperativa de Economia de Crédito Mútuo dos Integrantes do MPRJ (COOMPERJ), Virgílio Panagiotis Stavridis; o Presidente da Fundação Escola Superior do MPRJ, Promotor de Justiça Leonardo Araújo Marques; o Diretor-Presidente da Caixa de Assistência do MPRJ (CAMPERJ), Arthur Pontes Teixeira; o Diretor Jurídico da Bradesco Seguros, Ivan Luiz Gontijo.

 

Fonte: MPRJ

Nosso site utiliza cookies para aprimorar a sua navegação