Skip links

MPRJ: Promotores pedem esclarecimentos sobre atuação da PM em protestos

Os promotores de Justiça Paulo Roberto Mello Cunha Júnior, Alberto Flores Camargo e Décio Luiz Alonso Gomes reuniram-se, nesta terça-feira (25/06), com o comandante-geral da PM, coronel Erir Ribeiro da Costa Filho, e a cúpula da corporação. O objetivo do encontro foi obter esclarecimentos sobre as táticas adotadas pela Polícia Militar para a manutenção da segurança, durante as manifestações no Rio. As informações serão juntadas no inquérito que apura o emprego excessivo de força contra a população.

O chefe do Estado-Maior Operacional, coronel Alberto Pinheiro Neto, forneceu aos promotores informações detalhadas sobre a atuação policial nas manifestações recentes. Alberto Flores pediu aos policiais que estes casos sejam documentados para instruir as investigações em curso. Ele explicou que o MPRJ vai encaminhar ofício solicitando a relação dos processos decisórios táticos e estratégicos adotados pelo Batalhão de Choque.

Já os promotores Décio Alonso e Paulo Roberto Mello sugeriram que todas as manifestações e protestos que ocorrerem na cidade sejam filmados. Mello abriu procedimento preparatório para apurar indícios de irregularidades em atuações policiais individuais.

Durante a reunião, a equipe da PM também apresentou dados e planilhas sobre armamentos, equipamentos, veículos especializados e instrumentos de contenção usados nas manifestações. Eles explicaram o funcionamento de armas não letais e se comprometeram a repetir o procedimento para outros promotores de Justiça em reuniões futuras.

Nosso site utiliza cookies para aprimorar a sua navegação