MPRJ reinaugura o Centro de Memória Procurador de Justiça João Marcello de Araújo Júnior
O Centro de Memória do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) foi reinaugurado nesta segunda-feira (30/07) com a presença de seu Presidente, o Procurador de Justiça Sérgio Demoro Hamilton, denominado pelo Procurador-Geral de Justiça, Cláudio Lopes, presente ao evento, como “o grande incentivador do Centro”. O local guarda um acervo que conta toda a história do Parquet fluminense e dos Membros que estão ou que já passaram pela Instituição.
“Realmente é uma honra muito grande e uma felicidade ter a oportunidade de participar da revitalização de algo que nunca deveria ter sido extinto. É fundamental preservar a nossa memória e o nosso passado”, disse Cláudio Lopes.
O Procurador Sérgio Demoro ressaltou “a relevância da reinauguração do Centro, extinto na gestão passada, e que agora resgata a história da Instituição”. Para Demoro, a reabertura do Centro torna a história disponível para o conhecimento das novas gerações. “O nosso glorioso MP, em termos de memória, simplesmente até bem pouco não existia. Por essa Instituição passaram grandes homens sobre cuja passagem pouco se sabia”.
O Desembargador José Muiños Piñeiro Filho, que em sua gestão como Procurador-Geral do MP criou o Centro, contou que entregará à Instituição parte do acervo que ainda está em seu poder.
“Queria registrar a felicidade que sinto em estar aqui e poder assistir à reinauguração do Centro de Memória. Todos sabem do meu amor especial pela memória”, disse o Desembargador.
O acervo, que está disponível na intranet e que se mantém em constante atualização, consiste na reunião de entrevistas com Membros do MP, fotos, imagens e áudios de cerimônias de posse, de congressos e reuniões, além de outros materiais.
A Comissão de Revitalização do Centro de Memória Procurador de Justiça João Marcello de Araújo Júnior é composta pelos Procuradores Jarclea Pereira Gomes, Jose Ivanir Gussem, Marija Yrneh Rodrigues de Moura, Norton Esteves Pereira de Mattos, Telius Alonso Avelino Memória, em substituição a David Milech, pela Promotora de Justiça Lisângeli Alcântara Erthal Rocha e pela servidora Mildred Hettenhausen Lydia, secretária da Comissão de Revitalização.
Fonte: MPRJ