MPRJ sedia Encontro de Comunicação do CNPG
O Procurador-Geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e Coordenador do Programa Nacional de Comunicação do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais dos Estados e da União (CNPG), Cláudio Lopes, abriu, nesta sexta-feira (19/08), o III Encontro de Assessores de Comunicação do MP Brasileiro, realizado na sede do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ). Com o objetivo de promover a articulação entre os Assessores, o evento reuniu 27 profissionais de comunicação dos Ministérios Públicos de todo o País, que debateram sobre divulgação de ações institucionais e fortalecimento da imagem do MP.
“Não podemos conceber um Ministério Público forte sem assessorias de comunicação fortes”, declarou o Procurador-Geral na abertura do encontro. Lopes, que é Vice-Presidente para a Região Sudeste do CNPG e, recentemente, foi eleito Presidente da entidade para a gestão 2011/12, defendeu o aperfeiçoamento do plano de comunicação. Para ele, por meio da atuação integrada entre todas as assessorias de comunicação, a sociedade poderá conhecer ainda mais as potencialidades do Ministério Público.
Cláudio Lopes destacou ainda que com as constantes ações de divulgação realizadas pela Assessoria de Comunicação Social (ASCOM) amplos setores sociais passaram a conhecer o MPRJ e suas campanhas, dentre elas a de combate às drogas e a contra a violência sexual infantil.
Na pauta dos assessores
O Controle Externo da Atividade Policial, a Rede Nacional do Ministério Público Brasileiro, campanhas, vinhetas para TV, programas de rádio, vídeos institucionais, sites e redes sociais e a criação do Prêmio de Jornalismo foram os temas que estiveram na pauta do encontro. Mediados pela Assessora de Comunicação Social do MPRJ, Regina Lunière, os debates resultaram na sistematização de propostas que serão levadas ao CNPG.
Após a exibição de um vídeo sobre Controle Externo, o Promotor de Justiça Militar da Bahia Adriano Alves fez uma apresentação sobre o tema. Alves tratou sobre a necessidade de posicionar a marca do MP de forma a dar maior visibilidade ao nome da instituição.
Regina Lunière apresentou um resumo das medidas realizadas pelos assessores de Comunicação após o encontro de março, em São Paulo, além de apresentar uma vinheta sobre exploração infantil com a cantora Ivete Sangalo, a ser exibida posteriormente pelo CNPG em campanha nacional. Já o Assessor de Comunicação do MP de São Paulo, José Pacóla, demonstrou o resultado positivo da ação da Rede de Comunicação do MP Brasileiro por meio das notícias divulgadas em conjunto e simultaneamente entre os estados.
Na sequência, Tácito Garros, do MP do Maranhão, apresentou proposta para a criação de programa de rádio para o MP Brasileiro; a jornalista Márcia Jakubiak, diretora do Programa MP Cidadão, falou sobre os bastidores e produção do programa na TV Justiça; Rubem Roschel, do MP do Espírito Santo, divulgou vinheta sobre a Lei Maria da Penha; e Juliane Bandeira, do MP de Rondôni, apresentou o layout do novo portal do CNPG, que deverá ser lançado no dia 8 de novembro.
Grupos de Trabalho
A parte da tarde foi dedicada aos grupos de trabalho. Os jornalistas foram divididos em quatro grupos temáticos: Controle Externo da Atividade Policial; Prêmio de Jornalismo do CNPG; Rede Nacional de Comunicação do MP Brasileiro, Propostas de Vinheta para TV, Campanhas e Vídeos Institucionais; Programas de Rádio e de TV; e Site e Redes Sociais. Dentre as principais sugestões que serão levadas ao Plenário do CNPG, estão a de que o Controle Externo da Atividade Policial seja o próximo tema a ser veiculado pela Rede de Comunicação; e a instituição do Prêmio de Jornalismo e a criação de um twitter para o CNPG.